sábado, 22 de janeiro de 2011

Igreja contextualizada ou mundanizada?

É essa a pergunta que eu faço diante das inovações de atualmente.

Transformam os cultos em shows.

Transformam pregação em animação.

Transformam ovelhas em platéia.

Transformam Casa de Deus em casa da moeda (Só notas de 50 acima).

Tiraram até o púlpito e colocam prancha de surf!

Só falta tirarem Jesus e colocarem Genérico. 

... Ops! Já fizeram isto também.

O que falta acontecer para percebermos que a igreja não está entrando mais no mundo, e sim o mundo já entrou na igreja?

Onde estão os pastores do rebanho de Deus? 

A maioria transformaram -se em empresários da fé. Onde o povo tornou-se clientes e nós temos que agradar estes clientes custe o que custar. Pra isso temos suportar até "arrocha gospel"?

Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas. Ez 34.22





sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A boca que louva a Deus, pode também louvar ao diabo?

A Boca que louva a Deus pode também louvar ao diabo?


Estamos vivendo uma época que a igreja dita evangélica está pregando um evangelho que em nada se aproxima do verdadeiro evangelho pregado pelos apóstolos. É um evangelho sem arrependimento, sem renúncia, sem compromisso.


Ontem falei com um maestro que estava ensaiando com alguns músicos algumas músicas para tocarem no carnaval. Para minha surpresa, ele afirmou que fazia parte na 1ª Igreja Batista de Abreu e Lima (não que a igreja apóie), mas o que me surpreende é a capacidade de muitos pensarem que a mesma boca que louva a Deus, pode também louvar ao diabo.


Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.Tiago 3:11,12





Fico pasmado ao ver "artistas" se pronunciarem como evangélicos. O que falar de Xandy, Carla Perez, Cláudia Leite e Gretchen? Como eles podem dizer que são evangélicos se não seguem o evangelho? Ou que evangelho é esse que eles estão seguindo, onde não há mudança, transformação e renúncia? Ah! Mas, eles tem contrato!! 


Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Gl 1.10


Abraão renunciou o conforto da cidade e do seu seio familiar para tornar-se peregrino em terra alheia.


Moisés renunciou seu lugar de destaque, conforto e segurança do palácio de faraó para ser um pastor do rebanho de Deus pelo deserto perigoso do Sinai.


Eliseu saiu de detrás da décima segunda junta de bois para tornar-se profeta de Deus, usado duplamente mais do que foi Elias.


Davi deixou os pastos verdes com as ovelhas de seu pai, para desafiar gigantes e ser perseguido por causa da unção.


Jeremias deixou a conformidade da vida sacerdotal para tornar-se odiado, perseguido e tido como traidor da pátria por causa do seu chamado profético.


Daniel e seus amigos arriscaram suas vidas ao renunciar as delícias da mesa do rei, para comer apenas verduras a fim de agradarem a Deus.


Maria preferiu correr o risco de ser apedrejada e rejeitada pelo marido somente para que se cumprisse nela a Palavra de Deus.


Os discípulos abandonaram suas redes de pesca a fim de pescar homens e morrerem por amor ao evangelho.


Paulo renunciou sua posição honrada no farisaísmo de Jerusalém pela ser apedrejado, náufrago, prisioneiro, açoitado, tido como morto pelo mundo afora a fim de combater o bom combate, correr a carreira, e guardar sua fé.


O próprio Jesus Cristo absteve-se por um espaço de tempo do serviço de suas miríades de anjos para passar fome e sede, da glória celestial para ser pobre, desprezado, cuspido, esbofeteado, abandonando pelo próprio Deus, traído e crucificado pelo homens para fazer o evangelho ser O Evangelho!


Todos renunciaram alguma coisa. Por que hoje seria diferente? Evangelho é renúncia. Sem renúncia não existe evangelho. 


E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.Lucas 14:27


Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.1 João 2:4



Será que é tão difícil renunciar contratos milionários, fama, sucesso e aplausos? Concerteza. Mas, Jesus vale apena. Tais pessoas podem ser mesmo "evangélicas", mas duvido que sejam verdadeiros cristãos, por que para ser cristão: Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. I Jo 2.6


Pr. Flávio Alves

sábado, 15 de janeiro de 2011

Unicamente Cristo

“Aprenda a conhecer a Cristo, e Ele crucificado. Aprenda a cantar a Ele e dizer: ‘Senhor Jesus, tu és a minha justiça, e eu o teu pecado. Levaste sobre ti o que era meu; mas depuseste sobre mim o que era teu. Tu te tornaste o que não eras, para que eu pudesse me tornar o que eu não era”. Lutero

Alguém disse que a palavra é uma forma de alguém se comunicar, manifestar e revelar. Jesus é a Palavra (Jo 1.1; I Jo 5.7). Portanto, Jesus é a forma mais sublime e perfeita em que Deus se fez "comunicar" à humanidade, "revelando" seu amor, para "manifestar" sua Graça.


Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,

Tito 2.11



Nenhum outro personagem histórico fez-se conhecer tanto pela forma que morreu como Jesus. A cruz de Cristo mudou o mundo e dividiu a história. Mas, acima de tudo, dividiu nossas vidas entre velho homem e novo homem e mudou nosso ser no corpo, alma e espírito. Somente aquele que foi crucificado com Cristo pode pregar a Cruz de Cristo, pois ainda existem "Tomés" que perguntarão: "onde estão as marcas da cruz?"


E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. I Tm 3.16


Por mais que tentem, os céticos jamais conseguirão separar a Cruz de Cristo do Jesus "histórico". Por que sua Obra é maior do que eles mesmos conseguirão compreender com seus meros raciocínios. Pois sua morte na cruz:
...se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hb 9.26 E também para aniquilar ... o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; Hb 2.14.


De forma que é por causa desta cruz que todas as coisas foram reconciliadas, tanto as visíveis da terra, quanto as invisíveis que há no céu (Cl 1.20); até as barreiras entre Israel e os gentios caíram por causa da Cruz (Ef 2.16). É por causa desta cruz que somos perseguidos (Gl 6.2), pois a Palavra que pregamos é o Evangelho da Cruz de Cristo (I Co 1.18). E é somente na Cruz de Cristo que podemos se gloriar (Gl 6.14).


Que possamos olhar para Cruz e dizer como o centurião:
Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus. Mc 15.39




Pr. Flávio Alves

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Os padrões bíblicos para o ministério paterno



1. O que é ser pai, de acordo com a Bíblia?


“Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete.” Gn 5. 3


O ministério paterno foi instituído por Deus para que o homem gere outros homens, mas acima de tudo, seres humanos capazes de amar a Deus e ao próximo.


2. Qual o dever dos pais, de acordo com a Bíblia?


A) PROVER O NECESSÁRIO PARA OS FILHOS:


“Agora, estou pronto para visitá-los pela terceira vez e não lhes serei um peso, porque o que desejo não são os seus bens, mas vocês mesmos. Além disso, os filhos não devem ajuntar riquezas para os pais, mas os pais para os filhos.” II Co 12. 14


Problemas familiares nesta área:


 O pai que sempre lança em rosto tudo o que faz pelo filho gera tristeza, revolta e depressão nos filhos, que se sentem impotentes => É seu dever sustentar o filho até que o mesmo tenha condições de trabalhar para o seu próprio sustento.


Mt 7.11 “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”


O exemplo de Jesus: “O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.” João 3:35


B) ENSINAR OS FILHOS:


Dt 6.7 “Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”


 Ensine seus filhos a ter um estilo de vida agradável a Deus:
Pv 22.6 “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”


 Ensine seus filhos a amar a Deus, assim como você O ama.


 Ensine seus filhos a orar, orando junto com eles.


 Ensine seus filhos a meditar na Palavra de Deus, meditando nela junto com ele.


 Ensine seus filhos a perdoar, assim como você perdoa:
“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;” Mateus 6:12
“Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.” Lucas 7:47


 Ensine seus filhos a chorar e abraçar, pois são mais importantes do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas.
"E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou." Lucas 15.20


 Ensine seus filhos a ser, pois o mundo os ensinará a ter.


 Ensine seus filhos a conhecerem a si próprios, suas forças e fraquezas.


 Ensine seus filhos a nunca desistirem da vida, mas enfrenta-la mesmo quando somos frustados.


 Ensine seus filhos que a beleza da vida não se encontra nas festas, amizades, e diversões, mas sim em admirar as coisas pequenas, em aprender com a perda, se fortalecer nos momentos de tristeza, e se levantar toda vez que cair.


 Ensine a eles ouvirem “não” de você, para que estejam preparados quando ouvirem “não” da vida.


C) CONTROLAR SEUS FILHOS:


“e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito” I Tm 3.4


 Aprenda a disciplinar seu filho:


 Corrigir é necessário. Os pais que não sabem corrigir seus filhos, estão criando futuros grandes problemas.


Pv 13.24 “Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo.”


Pv 19.18 “ Corrige a teu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alces a tua alma.”


Pv 23.13 “Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá.”


 Critique menos seus filhos, ensine-os refletir.

"As velhas broncas e os conhecidos sermões definitivamente não funcionam, só desgastam a relação. Quando seu filho erra, ele já espera uma atitude sua. Não insista em repetir as mesmas coisas para os mesmos erros, para as mesmas teimosias. Às vezes, insistimos anos a fio dizendo as mesmas coisas, e os jovens continuam repetindo as mesmas falhas. Eles são teimosos e nós, estúpidos. Educar não é repetir palavras, é criar idéias, é encantar. Os mesmos erros merecem novas atitudes. Dizer “faça isso” ou “não faça aquilo”, sem explicar as causas, sem estimular a arte de pensar, produz robôs e não jovens que pensam. 99% das críticas e das correções dos pais são inúteis, não influenciam a personalidade dos jovens. Além de não educar, elas geram mais agressividade e distanciamento. O que fazer? Surpreendê-los! Surpreender os filhos é dizer coisas que eles não esperam, reagir de modo diferente diante dos seus erros, superar as suas expectativas. "
(CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes)


 Converse menos, dialogue mais. Muitas vezes a rebeldia, as notas baixas, a artes que os filhos aprontam são os únicos meios que eles encontraram de chamar a atenção dos pais. Por isso, ouça mais seus filhos e tente adentrar no mundo dele.


 Reconhecer quando você erra, é uma lição maior do que você imagina.


 Você é uma autoridade instituída por Deus dentro do seu lar:


 Para cuidar do lar. Quem deve cuidar do lar tornando-o agradável e confortável é o patriarca. Existem pais que desprezam o lar e ensinam através das atitudes que é melhor a rua do que o próprio lar.


 Para cuidar da família. O patriarca deve promover o conforto e a paz, tranquilidade, respeito, ordem.


 Para amar a esposa e os filhos. O patriarca não pode esquecer de demonstrar amor, zelo, respeito e carinho pela esposa na frente dos filhos, e pelos próprios filhos.


 Para ser o sacerdote do lar. O patriarca deve ensinar através das atitudes como se honra a Deus. Deve ensinar e incentivar a todos a cultivarem uma vida de comunhão com Deus. (I Tm 3.4)


D) AMAR OS FILHOS:


 O amor deve ser a motivação e a base para tudo.


 Toda sua família deve sentir este amor fluir de você.


 Conquiste o respeito e a autoridade de seus filhos através da inteligência, amor e atitudes e não através da força, da chantagem e do dinheiro.






Qual a finalidade de ser pai, de acordo com a Bíblia?


O PROPÓSITO DE TUDO É SER FELIZ.


DEUS CRIOU A FAMÍLIA PARA QUE O SER HUMANO FOSSE FELIZ E NÃO O CONTRÁRIO.


Que Deus em Cristo abençoe a sua família,


Pr. Flávio Alves