A Igreja Prostituta do Apocalipse



PONTO 1

AP 17:1  Um dos sete anjos que tinham as sete taças aproximou-se e me disse: Venha, eu lhe mostrarei o julgamento da grande prostituta que está sentada sobre muitas águas,

A prostituta representa a Babilônia religiosa, uma igreja corrompida que se estenderá sobre muitos povos, nações e línguas e que entregará seu poder e domínio para o anticristo, e ele mesmo a destruirá. Este capítulo fala de um sistema religioso que vai imperar no inicio da Grande tribulação, é chama de “a grande prostituta”; no v.2 lemos que sua influência e domínio perverteram os lideres mundiais. É necessário compreendermos que são duas Babilônias, uma política e outra religiosa.

A Babilônia religiosa representa uma igreja desviada, apóstata. Pois, ela é comparada à uma prostituta. Por diversas vezes o Senhor chama Israel de uma prostituta espiritual (O livro de Oséias exemplifica muito bem). A Igreja do Anticristo é chamada de prostituta, mas a Igreja de Jesus Cristo é chamada de Noiva santa.

II Co 11.2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.

Ap 19. 6-8
E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

PONTO 2

Ap 17:2  com quem os reis da terra se prostituíram; os habitantes da terra se embriagaram com o vinho da sua prostituição.

A Igreja prostituta do Apocalipse embriaga as pessoas, tirando sua sobriedade e enganando com suas heresias. E quantas já hoje estão contaminando e promovendo verdadeiras "lavagem cerebrais" na mente de milhões. O veneno é lançado nas telas da TV, nos programas de Rádios e em seus templos suntuosos onde se usa texto fora do contexto para apoiar suas teologias fajutas e explorar financeiramente os fiéis. A verdade é, e não se assuste, a Igreja Prostituta do Apocalipse já começou a se revelar com título de evangélica.

Mas, a Igreja de Cristo é aquela que prega as boas-novas: 

Salmos 68:11 O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas novas.


Isaías 52:7 Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!

A Igreja de Cristo não promove nem apóia heresias, não embriaga a mente dos que lhe ouve, pois ela é o baluarte da verdade neste mundo de mentiras:
... é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. 1 Timóteo 3:15



PONTO 3


17:3  Então o anjo me levou no Espírito para um deserto. Ali vi uma mulher montada numa besta vermelha, que estava coberta de nomes blasfemos e que tinha sete cabeças e dez chifres.

A Igreja prostituta do Apocalipse está montada numa besta vermelha que representa o governo humano e ímpio, com seus reis e governantes. A igreja prostitua faz alianças com o mundo e com os reis da terra. São eles que a sustentam e a influencia. Existem de fato, uma igreja que recebe dinheiro do governo e por este motivo não pode falar, criticar ou se opor ao sistema ímpio por comem e bem da mesa de Jezabel.

A aliança da Igreja de Cristo é só com Cristo. Quem sustenta a Igreja de Cristo não é o dinheiro do governo, nem de políticos corruptos, nem do contrabando ou de lavagem de dinheiro, quem sustenta a Igreja de Cristo é aquele que diz: Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:8

PONTO 4

17:4  A mulher estava vestida de púrpura e vermelho,

A Igreja prostituta do Apocalipse se veste de púrpura porque é luxuosa, e de vermelho por que está suja de sangue inocente. Seu histórico é abominável com mortes de santos e inocentes nos seus ombros. Seu sacerdócio é riquíssimo. A cor púrpura está associada á prepotência e orgulho (Lucas 16.19).

A Igreja de Cristo se veste com:


·         Roupas de Salvação e Manto de Justiça: Isaías 61.10 Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça.

·         Manto de Louvor: Is 61.3 e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória. 


    Linho fino, puro e resplandecente: Ap 6.9 foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.


PONTO 5

17.4 b ‘e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas.’

Igreja prostituta do Apocalipse é rica e cheia de ouro e prata. É o estágio piorado da Igreja de Laodicéia: Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Ap 3.17


A Igreja de Cristo não ostenta a glória de mundo que consiste em ouro, prata, fama e sucesso. Conta-se que um certo teólogo passeava com o Papa pela Basílica de São Pedro, onde o Papa lhe mostrava quanta riqueza havia na sede da Igreja Católica. Veja quanta prata e ouro nós temos hoje! Não podemos mais dizer como Pedro, não temos prata nem ouro. Então prontamente o teólogo respondeu: Mas, também não podemos dizer ao paralítico: levanta e anda.

A Igreja de Cristo não ostenta riqueza mas, o poder de Deus:
Atos 3.6 Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta-te e anda.

PONTO 6

17.4,7 Segurava um cálice de ouro, cheio de coisas repugnantes e da impureza da sua prostituição. Vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos, o sangue das testemunhas de Jesus...

Igreja prostituta do Apocalipse  mata os profetas de Deus, assassina os crentes que não comem da sua mesa. Ela mata as ovelhas, tira a sua lã, come sua gordura.

Ezequiel 34. 2,4 Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho? Vocês não fortaleceram a fraca nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida. Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade. 

Como será o julgamento daqueles que só exploram as ovelhas e não cuidam delas? Quão duro será o julgamento de Deus sobre aqueles que transformaram igrejas em empresas! E ovelhas em clientes!

A Igreja de Cristo apascenta o rebanho, cuida das ovelhas, sara suas feridas, tira o carrapicho, corrige a rebelde, ama a todas, orienta e ensina à pastos verdejantes, às águas tranquilas (Salmos 23).

Conclusão

A Igreja prostituta do Apocalipse se vende, troca a unção por eleição, o poder de Deus pelo poder do dinheiro, a simplicidade do evangelho pelo veneno das heresias, mata profeta e compra os que sobraram, trocam o céu por um paraíso na terra, idolatram seus líderes e o obedecem cegamente, trocam a Palavra que sai da Boca de Deus por aquela que sai da boca do "homem de Deus".

A Igreja de Cristo é a:

Assembléia dos Justos e não dos injustos.
Assembléia dos Santos e não dos pecadores.
Casa de Deus e não casa de show evangélico.
Coluna da verdade e não jugo da mentira.
Esposa do Cordeiro e não prostituta do Diabo.
Casa de Oração e não covil de ladrões e salteadores.
A Igreja de Cristo é Santa por que seu Deus é santo.
É linda por que foi restaurada à imagem e semelhança de Deus.
É viva por que seu Deus está vivo e presente no seu meio.
É pura por que o Espírito que está nela não aceita mistura.
E cheia de Poder pra curar enfermos, expulsar demônios, e falar em novas línguas.
É verdadeira e genuína, autenticada no Cartório do Céu, comprada como propriedade exclusiva de Jesus Cristo.

Termino com as palavras do apóstolo Pedro:


1 Pedro 2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Em Cristo, por Ele e para Ele,

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida