3 Presentes para Jesus!

3 Presentes para Jesus

"Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.


E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. 


Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." Mateus 1,2,11


Se devemos ou não comemorar o Natal não é a questão mais importante a ser debatida. Mas, o significado dele para nós hoje. Com certeza, o natal do cristão significa muito mais do que um peru da Sadia ou da Chester, pois tem haver com o Cordeiro providenciado para o sacrifício. Não tem nada haver com Papai Noel, mas sim o Pai da Eternidade. Enquanto o mundo espera o velhinho do trenó com roupas vermelhas e brancas, nós esperamos o Todo-poderoso que virá com vestes brancas montado num cavalo branco e com a espada de dois gumes saindo de sua boca.


Portanto, o verdadeiro Natal significa extraordinariamente mais do que o mundo pensa ou quer transformar. É o nascimento, (mesmo que não tenha nascido nesta época) do Messias e nosso Salvador. Comemoramos em dezembro, mas também todos os dias do ano, pois nós sabemos o que Ele significa para nós.


Diante de tão grande bebê, os magos e reis se prostram. 


E lhe oferecem a sua excelência: Ouro, incenso e mirra. Só que estes três elementos significam mais  do que apenas três presentes. Pois, nada na Bíblia Sagrada foi escrito em vão. Tudo possui um prisma de significados e mensagens, que faz a mente do que ama a Deus e a sua Palavra se ocupar em desvendar; na verdade ficamos extasiados diante das profundezas dos seus mistérios contidos em cada palavra.


1.O Ouro


Ouro é o metal mais nobre da natureza e possui um alto valor devido à sua beleza e utilidade. É verdadeiramente um presente digno da realeza. E Mateus, mais do que os outros evangelistas almejava apresentar a realeza do Senhor Jesus Cristo. Filho legítimo da casa de Davi, ele foi intitulado pelos magos como o Rei dos Judeus (Mt 2.2). Na tipologia bíblica o evangelho segundo Mateus é representado pelo rosto de um leão (Ap 4.7). 


Jesus Cristo é o Leão da Tribo de Judá (Ap 5.5), para que se cumprisse a profecia de que desta tribo nasceria aquele que governaria Israel e todo o mundo: O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão. Gn 49.10


Isto significa que sendo ele Rei, Ele GOVERNA, COMANDA, TEM SOBERANIA, PODER, CONTROLE E POSSE de tudo que está no seu reino.


Ele é Rei sobre tudo porque tudo foi decretado, estabelecido, criado e é sustendado por Ele. 


Hb 2.8 tudo sujeitaste debaixo dos seus pés. Ao lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.


Cl 1.16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.


Fp 3.2 Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio,


Faço minhas as palavras do ímpio Nabucodonosor:


DN 4.3 Como são grandes os seus sinais, como são poderosas as suas maravilhas! O seu reino é um reino eterno; o seu domínio durade geração em geração.


O Senhor a quem você adora reina sobre todas as coisas, inclusive sobre teus problemas e quaisquer área da tua vida onde resida a causa da tua angústia. Temos mais liberdade e ousadia do que Ester, que mesmo sendo rainha de Assuero não podia entrar na presença do Rei se não fosse chamada, pois nós podemos entrar na presença do Rei quando quisermos e podemos pedir-lhe o que precisamos. Portanto, entre na Sala do Trono e peça ao Rei o que você precisa e Ele te concederá!



2. O Incenso

Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos; Ap 5.8

O incenso fazia parte da liturgia sacerdotal. Os sacerdotes a queimavam sempre pela manhã e á tarde no lugar santo do Templo como símbolo da oração do povo de Deus (Ex 30.7,8). Jesus recebeu como presente um raríssimo e precioso incenso pelo cheiro suave que ele exalava. Sua preparação era feita por um perfumista que utilizava elementos e substâncias secretas.

O incenso simboliza o ministério sacerdotal de Cristo. O sacerdote tinha a missão de mediar entre Deus e o povo. E muitas vezes eles exerceram a liderança do povo, como no caso de Samuel que exercia, assim como Cristo, um tríplice ministério: Juiz, Sacerdote e profeta. O Novo Testamento apresenta  Cristo não apenas um sacerdote, mas como o Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, que foi rei e também sacerdote.

Hb 7.26 É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Quero que saibas que Cristo intercede por você junto ao Pai, e que através dele você tem livre acesso ao Pai. Por isso, alegre-se Jesus Cristo é o nosso Sumo-Sacerdote e já ofereceu o maior, melhor, eficiente e suficiente sacrifício de todos e depois de ter feito isso assentou-se à direita de Deus (Hb 10.12).

3. A Mirra


A mirra era um dos componentes do óleo santo da unção (Ex 30.23). A sua resina era usada para produção de medicamentos. Os egípcios a utilizavam no processo de mumificação dos cadáveres. A mirra dada como presente a Jesus foi provavelmente dada por um mesopotâmico ou africano. Mas, o mais interessante é saber que a mirra apontava para o sacrifício de Jesus, que iria fazer 33 anos depois do seu nascimento. Entretanto, o simbolismo da mirra pode ser encontrado no livro de Ester:


"E, chegando a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a ela segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra, e seis meses com especiarias, e com as coisas para a purificação das mulheres) " Ester 2.12


A mirra portanto, relaciona-se à purificação e processo de mortificação da carne, e simboliza a purificação que o crente deve se submeter. Aponta para sacrifício e também para morte da carne. Cristo fez o maior e mais perfeito, satisfatório, e suficiente sacrifício de toda a história (Hb 10.12,14), pois com seu sangue nos purificou de todo o pecado (I Jo 1.9).


O crente deve se abster de tudo o que contamina o homem: Purificando os olhos, o corpo, e o espírito. Através da santificação o crente se torna preparado para receber maiores revelações sobrenaturais de Deus para sua vida (Ex 19.10). A carne não pode reinar em nossas vidas, a mirra é símbolo da importância do crente se purificar para ser agradável diante de Deus.


"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." Rm 12.2




Conclusão


Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.
Rm 15.4. Por que até as mínimas coisas escritas na Bíblia Sagrada podem trazer para nós grandiosas e profundas lições, porque o grande arquiteto e mantenedor do universo nos deixou o trabalho de desvendá-las.




Vosso conservo em Cristo,


Pr. Flávio Alves





Comentários

lucas disse…
Eita flávio!!

Nas traduções não diz que eram reis e nem magos, mas sim "astrologos vindos do oriente".

E quanto ao se prostarem para um enorme bebe a biblia não fala....mas sim que eles encontraram a "CRIANÇA" com seus pais.

Se jesus era apenas um bebe pq herodes mandaria matar "crainças com 2 anos ou menos idade"?
Flávio Alves disse…
Caro Lucas,

Quais traduções você se refere?

Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada

2:1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns "magos" do Oriente a Jerusalém.
2:2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.

Versão: Português: João Ferreira de Almeida Atualizada

2:1 Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:
2:2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.
Versão: Português: Nova Tradução na Linguagem de Hoje

2:1 Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém.
2:2 Eles perguntaram: - Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a estrela dele no Oriente e viemos adorá-lo.

Versão: Português: João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, Fiel

2:1 E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,
2:2 Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.

Versão: מקורי: Hebraico (OT) e Grego (NT) - Transliterado

2:1 tou de iêsou gennêthentos en bêthleem tês ioudaias en êmerais êrôdou tou basileôs idou magoi apo anatolôn paregenonto eis ierosoluma
2:2 legontes pou estin o techtheis basileus tôn ioudaiôn eidomen gar autou ton astera en tê anatolê kai êlthomen proskunêsai autô

Versão: Português: Nova Versão Internacional

2:1 Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém
2:2 e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no oriente[5] e viemos adorá-lo”.
Flávio Alves disse…
Lucas,

acho que seu problema é por estar usando apenas uma versão, a Tradução Novo Mundo, das TJ. Enquanto no original grego está escrito "tikto" STRONG 5088, uma palavra que significa recém-nascido.

Sobre Herodes, ele queria certificar-se que não escaparia nenhuma criança que pudesse ser o Rei dos Judeus ameaçando seu poder.

Sem mais,

Em Cristo,

Pr. Flávio Alves
Anônimo disse…
Pr. Flavio,
Paz do Senhor!. Frequento sua igreja e gostaria, se possivel, que houvesse uma serie de estudos sobre o Espirito Santo, quero aprender mais profundamente sobre ele. Deus lhe abençoe!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida