Um 11 de setembro que poucos se lembram

Um 11 de setembro que poucos se lembram


A pronúncia da data 11 de setembro dispara como um gatilho a memória ainda fresca de todos nós as imagens do ataque terrorista às Torres Gêmeas em Nova Yorque. Mas, poucos se lembram ou sabem a respeito de um 11 de setembro em que os EUA é o vilão da história. Trata-se do 11 de setembro de 1973.


Claro que a mídia não faz menção a respeito deste dia, porque infelizmente estamos no quintal dos EUA e poucos são os que ousam falar algo que contrarie o Tio Sam. Mas, a verdade é que os norte-americanos nem sempre foram estiveram como vítimas de um ataque terrorista. Eles também fizeram ataques terroristas no 11 de setembro.




Golpe militar e morte

Em 11 de setembro de 1973, com ostensivo apoio dos Estados Unidos, as Forças Armadas, chefiadas pelo general Augusto Pinochet, (homem acusado anos mais tarde de cometer crimes contra a humanidade) dão um sangrento golpe de Estado que derruba o governo de Salvador Allende no Chile. O golpe surpreendeu por sua rapidez e violência. Allende morreu quando as forças armadas rebeladas contra o governo constitucional atacaram o Palácio de La Moneda.
O golpe teve início na costa do oceano Pacífico, na cidade portuária de Valparaíso, de onde partiram tropas navais chilenas com destino a Santiago, enquanto vários vasos de guerra da marinha estadunidense estavam em alerta na costa do Chile, no limite de suas águas territoriais. Se tivesse havido resistência armada ao golpe de estado, o plano previa que os marines invadiriam o Chile, para "preservar a vida de cidadãos norte-americanos". Um avião WB-575 - um centro de telecomunicações - da força área norte-americana, pilotado por militares norte-americanos, sobrevoava o Chile. Simultaneamente 33 caças e aviões de observação da força aérea norte-americana aterrissavam na base aérea de Mendoza, na fronteira da Argentina com o Chile.
Cquote1.svgE foi assim que eles fecharam o país para o Mundo por uma semana, enquanto os tanques rolavam, os soldados arrombavam portas, o som das execuções pipocava dos estádios e os corpos se empilhavam ao longo das ruas e flutuavam nos rios, os centros de tortura iniciaram suas atividades, os livros considerados subversivos eram atirados a fogueiras, e os soldados rasgavam as saias das mulheres aos gritos Cquote2.svg

William Blum,Killing Hope, p. 215
Um ano depois o presidente Gerald Ford declarou à imprensa que aquilo os Estados Unidos fizeram no Chile "foi nos melhores interesses doPovo chileno e certamente nos nossos melhores interesses".

Ataque aéreo, torturas, assassinatos em massa (inclusive de brasileiros), foram promovidos por um governo financiado, apoiado e controlado pelos EUA. 
Este é o 11 de setembro que os norte-americanos não se lembram, mas os órfãos, parentes e amigos dos executados e assassinatos jamais se esquecerão.

Pr. Flávio Alves
fonte: Wikipedia.org


Comentários

Anônimo disse…
Essa eu não sabia!

Que benção o seu blog!!!
Flávio Alves disse…
Prezado Anônimo,

infelizmente este tipo de lembranças são omitidas nos livros de história.
Não sou contra os norte-americanos, mas devo fazer lembrar os erros que eles também cometem.

Pr. Flávio Alves
Anônimo disse…
Eu também não sou contra os EUA mas acredito que eles estão pagando pelo que fizeram anos atrás na mesma data em 11 de setembro de 1673.

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida