HOMILÉTICA "A Arte da Pregação Evangélica" Parte IX


Tipos de sermão

É importante saber primeiro que é o público, que tipo de evento será ministrado a pregação. Todo sermão possui a estrutura de um texto: Começo, meio e fim. Conhecendo o público, ter-se-á uma idéia de qual será o tipo de mensagem.
Existem alguns tipos de mensagens:

Doutrinário:
É a mensagem cuja finalidade é doutrinar o público. São umas mensagens com ênfase no ensino, admoestações (advertência), correções , ou sobre assuntos doutrinários como pecado, Trindade, moral, inferno, etc. Não se trata de uma pregação de acusações ou de “achismos”, ou de defesa de usos e costumes de uma igreja, mas sim da exposição da verdadeira doutrina bíblica.

Avivalístico:
É a mensagem cuja ênfase é a renovação espiritual. O verdadeiro avivamento bíblico produz vida, retorno á pureza das Escrituras, arrependimento, renovação da comunhão com Deus e com a igreja. Esse tipo de mensagem deve primar pela fidelidade escriturística e renovação interior das pessoas e não pela manifestação exterior. O verdadeiro avivamento sai de dentro para fora e não o contrário.

Temático:
É a mensagem que se centraliza em um tema, e discorre em vários textos sobre o assunto de acordo com os tópicos construídos pelo pregador.

Evangelístico:
É a mensagem cuja finalidade principal é alcançar o pecador. Deve primar pela singeleza e clareza na exposição.

Textual:
É o tipo de mensagem mais edificante para a igreja, pois ela discorre em um único texto como base de toda a mensagem. Todos os tópicos são extraídos de um único texto. É uma interpretação direta do texto.


Pr.Flávio Alves

Comentários

Anônimo disse…
Ótima escolha da imagem!

Cristo, o maior pregador de todos os tempos! O Mestre dos mestres!
Flávio Alves disse…
Prezado anônimo,

Muito obrigado, concordo plenamente com você, pois Jesus é o maior dos Pregadores, maior ensinador, psicólogo, líder...Ele sem dúvida dividiu a história pelo meio.

Pr. Flávio Alves

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida