Figuras de Linguagem
Relataremos apenas as principais figuras de linguagem, pois são muitas que não convém tratarmos exaustivamente, pois isso compete à Hermenêutica.
SÍMELE: Trata-se quando se compara algo com outro totalmente diferente, mas que possui alguma semelhança. Exemplos: Salmos 42.1: “Assim como o cervo brama pelascorrentes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!“.
MATÁFORA: Ocorre quando se faz uma comparação sem o uso de uma preposição. Exemplo: Gn 49.14 “Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.” Jo 6.35 “Eu sou o Pão da Vida”. Nota-se a ausência do como, mas percebe-se que ele está embutido ou oculto na frase. Isto é, Isaacar não é literalmente um jumento, nem o próprio Jesus é um pão, mas como um jumento e como um pão, respectivamente.
PLEONASMO: Ocorre quando se usa palavras redundantes, palavras desnecessárias. Ex.: Gn 40.23: ”O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.” Você pode perceber que as duas palavras grifadas possuem o mesmo significado, mas foi posto propositadamente, a fim de enfatizar o esquecimento do copeiro para com José.
IRONIA: Ocorre quando se fala ou escreve algo, desejando dizer o contrário do que se diz ou escreve. A mais famosa ironia bíblica está em I Rs 18.27: “...porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem;porventura, dorme e despertará”.
1. Determine o auditório. Jesus está falando aos escribas e fariseus, ás multidões, ou aos discípulos?
2. Examine cuidadosamente o contexto da parábola, a fim de identificar o assunto da parábola, ou onde ela está inserida.
3. Veja se a parábola se divide em várias cenas, ou o começo, meio e fim da estória.
4. Determine que única decisão ou reação os ouvintes foram levados a tomar quando ela foi contada.
5. Discirna quais temas teológicos que a parábola afirma ou ensina. Isto é, identifique o ensino e propósito da parábola.
EUFEMISMO: Ocorre quando se usa uma palavra mais amena em lugar de uma mais dura ou pesada. Exemplos:
→ Quando se fala da MORTE:
“Abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados” (Mt 27.52) Aqui a morte foi é comparada a “dormir”, visto que quem dorme, despertará.
→ Quando se fala de SEXO:
Em hebraico, a palavra usada para as relações sexuais é traduzida por “conhecer”, mas também existem outros termos: ”deitar, chegar-se, tocar, possuir, conhecer, ajuntardes”.
“Eu já ontem à noite me deitei com meu pai...” (Gn 19.34).
→ Quando se fala de DEUS:
Os judeus evitavam falar o nome de Deus:
“Nenhuma autoridade terias contra mim, se de cima não fosse dado” (Jo 19.11).
PROSOPOPÉIA: Ocorre quando se atribuem características humanas a seres coisas ou objetos. Ex.:”cantai alegres, vós, ó céus...vós montes retumbai com júbilo; vós também, bosques e todas as árvores em vós...” (Is 44.23).
SÍMELE: é uma comparação expressa. Utiliza as palavras; semelhante, como, etc... Enfatiza a semelhança entre duas idéias, objetos, ações, etc. O sujeito e a coisa com a qual ele está sendo comparado, são mantidos separados.
Ex.: Jer.23:29 - "Não é minha palavra como fogo...
minha palavra como martelo...
Todos estes conhecimentos são válidos na hora de se interpretar qualquer texto bíblico.
Em Cristo,
Pr. Flávio Alves
4 comentários:
Achei muito interessante. Ao mesmo tempo que você evangeliza, instrui.
Marisa
Prezada Marisa,
Muito obrigado por sua participação. Que a irmã possa comentar mais e mais. Deus a abençoe.
QUE A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA SOBRE SUA VIDA.
GOSTARIA DE EM 1º LUGAR ABENÇOAR O SEU MINISTÉRIO, FICO MUITO AGRADECIDA AO SENHOR POR ELE REALIZAR GRANDE OBRA NA VIDA DE UMA PESSOA TÃO JOVEM.ESTOU INICIANDO MINHA CAMINHADA NO EVANGELHO, E AGORA NO MINISTÉRIO QUE ESTOU ESTÃO DANDO-ME OPORTUNIDADES DE ABRIR CULTOS,E MINISTRAR A PALAVRA, ENTRETANTO, APESAR DE SEMPRE TER ACHADO QUE ME SAIRIA BEM ,ESTOU ME SENTINDO FALHA, QUERO MAIS DE MIM, QUERO DAR O MELHOR PARA DEUS, E PRECISO BUSCAR, PRECISO DE AJUDA PARA LOCALIZAR O MEU MELHOR.
EU GOSTEI MUITO DA FORMA QUE VC COLOCA AS PALAVRAS.ENCONTREI A ASSOCIAÇÃO DA GRAÇA E DO CONHECIMENTO, O SR. TEM ALGUMA REFERENCIA DE SUGESTÃO P/ CRESCIMENTO NO CONHECIMENTO, POIS A GRAÇA ESSA EU SEI QUE SO NO PÓ PARA CONSEGUIRMOS. AMEM.
Ir. Vera,
Muito obrigado por suas palavras, é de grande importância ouvir isso dos nossos leitores.
É verdade que se achamos incapacitados diante do tão grande chamado de Deus para nossas vidas. E foi exatamente por isso que Deus nos chamou.
Para crescer no conhecimento, tenho aprendido que é necessário em primeiro lugar, pedir a Deus (Tg 1.5), em segundo lugar lendo a Palavra de Deus e meditando nela (Josué 1.3-9) dia e noite, além de ler livros, estudos e comentários sobre a Palavra de Deus será enriquecedor (Pv 4.7). Bons livros é muito importante. É necessário contudo, termos uma mente crítica para não absorvermos teologias pseudocristãs e heréticas ou doentias.
O Espírito Santo será sempre o seu melhor amigo na busca da sabedoria.
Espero que lhe tenha ajudado em alguma coisa.
Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; PV 3.13
Postar um comentário