HOMILÉTICA "A Arte da Pregação Evangélica" Parte VII


















Figuras de Linguagem


Relataremos apenas as principais figuras de linguagem, pois são muitas que não convém tratarmos exaustivamente, pois isso compete à Hermenêutica.


SÍMELE: Trata-se quando se compara algo com outro totalmente diferente, mas que possui alguma semelhança. Exemplos: Salmos 42.1:Assim como o cervo brama pelascorrentes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!“.


MATÁFORA: Ocorre quando se faz uma comparação sem o uso de uma preposição. Exemplo: Gn 49.14 Issacar é jumento de fortes ossos, deitado entre dois fardos.” Jo 6.35 “Eu sou o Pão da Vida”. Nota-se a ausência do como, mas percebe-se que ele está embutido ou oculto na frase. Isto é, Isaacar não é literalmente um jumento, nem o próprio Jesus é um pão, mas como um jumento e como um pão, respectivamente.

PLEONASMO: Ocorre quando se usa palavras redundantes, palavras desnecessárias. Ex.: Gn 40.23: ”O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.” Você pode perceber que as duas palavras grifadas possuem o mesmo significado, mas foi posto propositadamente, a fim de enfatizar o esquecimento do copeiro para com José.

HIPÉRBOLE: Ocorre quando há um exagero no sentido das palavras para dar maior força, maior impressão, para mais ou para menos, a fim de apresentá-la viva á imaginação. Ex.: João 21.25:”Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem.”

IRONIA: Ocorre quando se fala ou escreve algo, desejando dizer o contrário do que se diz ou escreve. A mais famosa ironia bíblica está em I Rs 18.27: “...porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem;porventura, dorme e despertará”.


PARÁBOLA: É uma palavra grega que significa “colocar ao lado de”, e leva a idéia de colocar a idéia ao lado de outra com o objetivo de comparar. E nos traz grandes verdades espirituais através de coisas materiais. Para interpretar alguma parábola você deve ter em mente: que não se deve abandonar o conteúdo do texto, a causa da clareza e riqueza da figura, e não se deve fazer a parábola dizer mais do 
realmente o autor quer expressar ao usá-la. Eis alguns passos para interpretar e uma parábola:

1.    Determine o auditório. Jesus está falando aos escribas e fariseus, ás multidões, ou aos discípulos?

2.    Examine cuidadosamente o contexto da parábola, a fim de identificar o assunto da parábola, ou onde ela está inserida.

3.    Veja se a parábola se divide em várias cenas, ou o começo, meio e fim da estória.

4.    Determine que única decisão ou reação os ouvintes foram levados a tomar quando ela foi contada.

5. Discirna quais temas teológicos que a parábola afirma ou ensina. Isto é, identifique o ensino e propósito da parábola.

EUFEMISMO: Ocorre quando se usa uma palavra mais amena em lugar de uma mais dura ou pesada. Exemplos:

Quando se fala da MORTE:
“Abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados” (Mt 27.52) Aqui a morte foi é comparada a “dormir”, visto que quem dorme, despertará.

Quando se fala de SEXO:
Em hebraico, a palavra usada para as relações sexuais é traduzida por “conhecer”, mas também existem outros termos: ”deitar, chegar-se, tocar, possuir, conhecer, ajuntardes”.
“Eu já ontem à noite me deitei com meu pai...” (Gn 19.34).

Quando se fala de DEUS:
Os judeus evitavam falar o nome de Deus:
“Nenhuma autoridade terias contra mim, se de cima não fosse dado” (Jo 19.11).


PROSOPOPÉIA: Ocorre quando se atribuem características humanas a seres coisas ou objetos. Ex.:”cantai alegres, vós, ó céus...vós montes retumbai com júbilo; vós também, bosques e todas as árvores em vós...” (Is 44.23).

SÍMELE: é uma comparação expressa. Utiliza as palavras; semelhante, como, etc... Enfatiza a semelhança entre duas idéias, objetos, ações, etc. O sujeito e a coisa com a qual ele está sendo comparado, são mantidos separados.

Ex.: Jer.23:29 - "Não é minha palavra como fogo...
                                      minha palavra como martelo...


Todos estes conhecimentos são válidos na hora de se interpretar qualquer texto bíblico.


Em Cristo, 


Pr. Flávio Alves

Comentários

Marisa Reis disse…
Achei muito interessante. Ao mesmo tempo que você evangeliza, instrui.
Marisa
Flávio Alves disse…
Prezada Marisa,

Muito obrigado por sua participação. Que a irmã possa comentar mais e mais. Deus a abençoe.
vera disse…
QUE A PAZ DO SENHOR JESUS ESTEJA SOBRE SUA VIDA.
GOSTARIA DE EM 1º LUGAR ABENÇOAR O SEU MINISTÉRIO, FICO MUITO AGRADECIDA AO SENHOR POR ELE REALIZAR GRANDE OBRA NA VIDA DE UMA PESSOA TÃO JOVEM.ESTOU INICIANDO MINHA CAMINHADA NO EVANGELHO, E AGORA NO MINISTÉRIO QUE ESTOU ESTÃO DANDO-ME OPORTUNIDADES DE ABRIR CULTOS,E MINISTRAR A PALAVRA, ENTRETANTO, APESAR DE SEMPRE TER ACHADO QUE ME SAIRIA BEM ,ESTOU ME SENTINDO FALHA, QUERO MAIS DE MIM, QUERO DAR O MELHOR PARA DEUS, E PRECISO BUSCAR, PRECISO DE AJUDA PARA LOCALIZAR O MEU MELHOR.
EU GOSTEI MUITO DA FORMA QUE VC COLOCA AS PALAVRAS.ENCONTREI A ASSOCIAÇÃO DA GRAÇA E DO CONHECIMENTO, O SR. TEM ALGUMA REFERENCIA DE SUGESTÃO P/ CRESCIMENTO NO CONHECIMENTO, POIS A GRAÇA ESSA EU SEI QUE SO NO PÓ PARA CONSEGUIRMOS. AMEM.
Flávio Alves disse…
Ir. Vera,

Muito obrigado por suas palavras, é de grande importância ouvir isso dos nossos leitores.
É verdade que se achamos incapacitados diante do tão grande chamado de Deus para nossas vidas. E foi exatamente por isso que Deus nos chamou.
Para crescer no conhecimento, tenho aprendido que é necessário em primeiro lugar, pedir a Deus (Tg 1.5), em segundo lugar lendo a Palavra de Deus e meditando nela (Josué 1.3-9) dia e noite, além de ler livros, estudos e comentários sobre a Palavra de Deus será enriquecedor (Pv 4.7). Bons livros é muito importante. É necessário contudo, termos uma mente crítica para não absorvermos teologias pseudocristãs e heréticas ou doentias.
O Espírito Santo será sempre o seu melhor amigo na busca da sabedoria.

Espero que lhe tenha ajudado em alguma coisa.

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; PV 3.13

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida