Resposta às Testemunhas de Jeová

Uma resposta às Testemunhas de Jeová  


A revista "A Sentinela", que possui como slogan: "anunciando o reino de Jeová", deveria ser modificada para "anunciando o reino das Testemunhas de Jeová". Pois, a verdade pregada por ela, à luz da Palavra de Deus veremos que não é tão verdadeira assim.

   Nesta edição, de 1º de Novembro de 2009, a revista promete desmentir algumas doutrinas básicas do cristianismo. Alguns chamados "mitos" do cristianismo.

O primeiro suposto "mito", seria a imortalidade da alma. Baseado na Enciclopédia Britânica, eles defendem que os cristãos primitivos adotaram o conceito da imortalidade da alma dos gregos. 

E citam: (Ezequiel 18:4) - ...a alma que pecar, essa morrerá. Afim  de apoiar sua posição de que a alma é mortal. Segundo eles, "na morte a pessoa deixa de existir."

As Testemunhas de Jeová crêem na doutrina aniquilacionista:

"O aniquilacionismo defende que, após a morte, a alma do ímpio não será punida eternamente num inferno literal, mas, ao invés disso, simplesmente deixará de existir. O aniquilacionismo constitui um meio termo entre o universalismo indiscriminado e a doutrina cristã tradicional da condenação eterna. É defendido pelas testemunhas de Jeová, pelos adventistas do sétimo dia, pela Igreja Mundial de Deus, e muitos outros grupos religiosos em atividade atualmente" (Dicionário de Religiões, Crenças e Ocultismo, George A. Mather).

E agora? A alma é mortal ou imortal?

O que chamamos de alma é a parte imaterial do homem. A alma foi criada por Deus e doada no momento da criação.

Gn 2.7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. 

O problema das pseudo-TJ (falsas Testemunhas de Jeová), é que quase sempre desconsideram as regras básicas da hermenêutica (ciência da interpretação), usando um texto fora do contexto para criar pretexto para suas heresias.

A palavra alma é empregada na Bíblia tanto como sinônimo de parte imaterial do homem: fonte das emoções, sentimentos:

"A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal" (Mt 26.38).

"A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lc 1.46-47).

"Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te" ( Is 26.9)

Como também sinônimo do ser humano, um ser pessoal, um indivíduo:

Mas, se a família for pequena para um cordeiro, então, convidará ele o seu vizinho mais próximo, conforme o número das almas; conforme o que cada um puder comer, por aí calculareis quantos bastem para o cordeiro. Ex 12.2

Com setenta almas, teus pais desceram ao Egito; e, agora, o SENHOR, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão.  Dt 10.22

No livro de Ezequiel 18.7, assim como nos dois textos acima, a palavra alma, foi usada como sinônimo de indivíduo, pessoa, vida. O ser humano é mortal, por isso, a "alma" que pecar morrerá. Mas, seu espírito não morre, conforme vemos: 

Eclesiastes 12.7- “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”

Vemos que na morte o espírito não desce a sepultura, mas retorna para Deus que o deu. O homem que vive sem Deus, sem preocupar-se com sua vida espiritual morre e seu espírito volta para Deus para enfrentar o juízo de Deus sobre sua impiedade: Hb 9.27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,

Jesus disse que quando descemos ao pó a nossa parte imaterial e invisível sobrevive, não morre:
"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo" (Mt 10.28).

O homem é tricótomo, composto de corpo, alma e espírito. Na morte, o corpo retorna ao pó, a alma (fôlego, sopro de vida) e o espírito(a sua personalidade), retorna para Deus a fim de receber o juízo.

Não perca no próximo post: O inferno é um mito?


(Fonte: Dicionário VINE, W.E.Vine, Merril F. Unger, William White Jr., CPAD, 2002, 1a. Edição).


Comentários

POR QUE NOSSOS IRMÃOS ÁRABES E ISRAELITAS ESTÃO TRABALHANDO O DILÚVIO DE FOGO SOBRE A TERRA?


Por um simples motivo. Apaixonaram-se pelo poder do Dragão e se transformaram em bestas. Qual é o poder do Dragão? É o sofrimento, a dor e a morte. E com medo desse poder horrível aos nossos sentidos, renunciaram ao Amor do Verdadeiro Deus Pai, seguiram o Dragão e festejaram e se alegraram com a morte de Golias pelo menino Davi. Alegraram-se com a morte dos profetas de baal, através do profeta Elias. Rejubilaram-se com a morte dos Egípcios, quando o mar os afogou. E festejaram quando mataram milhares e milhares de crianças ao tomar a tal terra Santa. Mas esse era o ministério da morte, o ministério da condenação, esse era o ministério do Dragão, diabo, satanás. LEIA O LIVRO DO ESPÍRITO SANTO VERDADEIRO, porque Deus pai provou na cruz que o sofrimento, a dor e a morte, venham de onde vier, é obra do diabo. E por isso em Mateus capítulo cinco, Jesus disse: Davi deveria ter entregado sua vida por Golias; Elias deveria ter entregado sua vida em troca da vida dos profetas de baal. Os Judeus deveriam ter preferido morrer a ver seus irmãos egípcios se afogarem no mar; E nenhuma vida, vale ser sacrificada por um centímetro da tal terra santa. Ou você escolhe agora ficar com Jesus o Deus da Vida, ou você escolhe agora ficar com Jeová o Deus da morte. E porque você está com tanta dificuldade de tomar a sua decisão? Pela mesma razão os nossos irmãos árabes e israelitas vão incendiar a terra no mais terrível dilúvio de fogo, pensando estarem agradando a DEUS PAI.
Você não vê a estupidez? Dois povos irmãos se matarem por amor a deus? Você faz a mesma coisa por amor a sua vida e a vida de sua família, e por fim você vai a guerra por sua pátria. Fazendo assim, somos a alegria do diabo e a infelicidade de Deus Pai, que a todos criou no amor. Ou você vive a palavra vivida e testemunhada por Jesus em Mateus capítulo cinco, ou você vai a juízo com o diabo. E o diabo quer nos levar não só para o dilúvio de fogo material, mas também para as trevas exteriores com ele. Você entende agora o sacrifício de Jesus e o que Jesus está lhe determinando? Se sim, pratica. Se não, Leia o LIVRO DO ESPÍRITO SANTO VERDADEIRO e se conscientiza urgentemente, porque o altar está pronto e os holocaustiados seremos todos nós.
Quem quiser ser meu discípulo pegue sua cruz e me siga. Sabe o que significa isso? Os primeiros cristãos autênticos sabiam. Foram queimados vivos e crucificados ao sol e houve aqueles cuja chama nos jardins de Nero, iluminaram nossos passos até hoje. E você e Eu, o que faremos? De que lado da cruz você está? Daquele que diz, desce Jesus, desce do céu e mete fogo nesses inimigos? Ou do Lado daquele que disse: senhor! Estamos aqui porque somos culpados, mas renuncio este mundo e todas as suas obras e me entrego ao Senhor Jesus para que me leve a sua glória. Se você ainda tem dúvida leia o LIVRO DO ESPÍRITO SANTO VERDADEIRO.
Anônimo disse…
As Testemunhas de Jeová estão com a razão...
lucas disse…
Admira-se um teologo formado com canudo na mão, não saber diferenciar dois verbos tão comuns na língua portuguesa. Leia bem o seguinte versiculo q vc postou:
Gn 2.7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

Não acha que "SER" e "TER" saõ verbos com significados tão distintos?

Logo o que eles ( as testemunhas de jeova) alegam parece estar certo visto que "o homem passou a SER uma alma vivente" podemos ter certeza que ela morre, pois ele não "TEM" uma alma imaterial que sobrevive ao corpo!
Flávio Alves disse…
Caro Lucas,

Confesso que o que causa mais admiração é perceber que você não pode distinguir ainda os vários significados que a palavra "alma" pode ter na Bíblia. Se houvesse apenas um significado, o de que o homem "é" apenas uma "alma", e que também não "tem" uma alma, como poderíamos entender alguns textos bíblicos como este?

"A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal" (Mt 26.38).

"A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lc 1.46-47).

Se o salmista é uma alma porque diria a "minha" alma? A palavra "minha" não é porventura um pronome possessivo, que indica "ter"?

Percebo, que você Lucas precisa ler e entender todo o post para poder fazer suas "admirações". Recomendo que leia também gramática portuguesa e principalmente, TODA a Bíblia.

Grato por sua participação.

Pr. Flávio Alves
Anônimo disse…
Acabei de ler, rapidamente, Mateus 5 não diz abolir o Antigo Testamento. Apenas que se siga o Antigo e o Novo, mas conforme foi ensinado.

Quem não é israelense, não é justo ser circuncidado. Assim quem é israelense, se não seguir o Novo Testamento, não será judeu.
Anônimo disse…
O texto bíblico de 2 coríntios 4:4 se aplica em ti.
Estás em profunda escuridão espiritual.
Por favor leia a Bíblia, entende-a e estuda a gramática também e vê a luz espiritual brilhar sobre ti.
Flávio Alves disse…
Caro amigo anônimo,

(infelizmente anônimo), O texto diz:
II Co 4.4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Portanto, a luz que é Jesus Cristo(Jo 8.17; Tg 1.17) brilha sobre a minha vida assim como ilumina a terra todos os dias. Você na verdade ,deveria abandonar sua versão deturpada da Palavra de Deus e procurar nos originais da Bíblia descobrindo a verdade, de que Jesus Cristo é o Senhor, e assim você sairia também da verdadeira treva espiritual que você está!

Eu sai das trevas! Saia você também!

Pr. Flávio Alves

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida