DEUS OUVIU O CHORO DA CRIANÇA

 


DEUS OUVIU O CHORO DA CRIANÇA


Vivemos em um mundo cada vez mais ateísta. E um dos argumentos utilizados para explicar a descrença na existência de Deus é a possível “indiferença” de Deus às dores e sofrimentos das pessoas. “Como pode existir um Deus que permite o sofrimento?” Confessou-me um português: “Como Deus pode ouvir? Deus está morto!” Outros admitem que se existir um Deus, ele não se importa com os seres humanos. Essa é a ideia deísta de Deus: “Deus existe, mas ele não se importa com as nossas dores.” Mas, não é isso o que a Bíblia nos ensina. 


¹⁷ E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. 


Gênesis 21:17


Abraão recebeu de Deus o filho que tanto desejava. E quando Abraão fez um banquete para comemorar o nascimento da criança, Sara, sua esposa, percebeu que a sua serva Agar estava zombando juntamente com seu filho Ismael. Então, como mãe instintivamente protetora, percebeu o grande perigo que isso representava para seu Isaque, chegou para Abraão e ordenou que mandasse Agar e seu filho embora.


    DEUS SE IMPORTA COM NOSSOS PROBLEMAS FAMILIARES


A ideia de despedir Agar com seu filho pareceu muito mal aos olhos de Abraão, que se preocupava com a segurança de Ismael. Contudo, Deus confortou o coração de Abraão, prometendo que cuidaria da criança e da sua mãe, e faria dele uma grande nação. Vemos nesse texto um problema de ordem familiar, e que Deus interveio nesse enredo e trouxe paz ao coração de Abraão.


¹⁴ Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba. 


Gênesis 21:14


Agar havia sido usada por Sara como uma espécie de barriga de aluguel, o que era um costume comum para os povos daquela época. Houve diversas intrigas e conflitos dentro da casa de Abraão por causa dessa relação de Sara com sua escrava Agar. Mas, agora, depois de tudo o que aconteceu, ser mandada embora apenas com pão e um odre de água não parecia ser muito justo. Isso demonstra ingratidão. É certo que Abraão confiou nas promessas de Deus. Mas, do ponto de vista ético, eu vejo um certo descuido e injustiça por parte de Abraão que tinha centenas de empregados e riquezas mandar embora seu próprio filho apenas com mantimentos para poucos dias. É uma opinião superficial, porque sabemos que Abraão era o pai da fé, e isso significava que ele possuía uma fé inabalável em Deus de que Ele cuidaria de seu filho nos mínimos detalhes.


Existem muitas pessoas enfrentando graves problemas dentro de suas famílias. Problemas de relacionamento conjugal, que muitas vezes repercutem para os filhos e acabam por se acumular até desembocar na destruição de lares. É necessário ter muita tranquilidade para não deixar os ânimos explodirem e culminar em problemas ainda maiores. 

Nunca tome uma decisão permanente baseado em sentimentos temporários. É neste momento que se faz necessário buscar a sabedoria e olhar com a luneta da fé que as decisões que tomamos hoje podem repercutir por muitos anos em nossas vidas, e na vida daqueles que estão ao nosso redor. Ore, busque a sabedoria de Deus. Pare, pense nas consequências.  Ele mostrará o caminho certo, e aja com amor, sempre tratando os outros da mesma forma como gostaria de ser tratado. 


  Não tenho dúvidas, mesmo que Agar e Ismael tenham zombado da criança, eles não deveriam ser mandados embora apenas com pão e um odre de água.  A vida é assim, infelizmente sofremos injustiças durante nosso percurso. Mas, Deus está atento à tudo o que acontece na terra: “Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra.” Salmos 33:14. É inevitável. Mas, precisamos entender que Deus cuida de nós, independente de quaisquer circunstâncias. Deus cuida até das aves do céu que não plantam e nem trabalham, será que não cuidará de ti? (Mt 6.26).


    DEUS SE IMPORTA COM AS NOSSAS NECESSIDADES


Agora estava uma criança e sua mãe andando errantes pelo deserto, sem saber o que lhes aguardava ou estava reservado no futuro. A cena é realmente triste, até que fica pior: “E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.” Gênesis 21:15. A água é o elemento fundamental da vida. Sem ela não existe vida. No meio do deserto, longe de tudo e debaixo de um sol escaldante, não havia escape. Eu imagino que Agar deixou de beber água para dar ao seu filho. É natural que uma verdadeira mãe pense mais em sua cria do que em si mesma. Mas, mesmo assim, o recurso mais importante da vida acabou.


Os recursos da terra não são infinitos. As nações estão preocupadas com a possibilidade que a água potável, o petróleo, a comida, os recursos naturais acabem. O pobre enfrenta escassez dentro dos seus lares frequentemente. Muitos de nós já enfrentamos situações desesperadoras de fome, falta de vestes ou de segurança. Mas, ver seu próprio filho chorar com sede e não ter água é a pior cena que alguém pode imaginar.


    PORÉM, MESMO QUANDO TUDO PARECE PERDIDO, DEUS ESTÁ CUIDANDO DE NÓS.


Contudo, quando olhamos para o texto percebemos em um pequeno detalhe que Deus estava cuidando de Agar e Ismael, ainda que eles não percebessem. O texto diz: “Debaixo de umas árvores…” No deserto de Berseba e em outros desertos só nasce e cresce árvore onde tem água, mesmo que não apareça na superfície, por baixo da areia existem lençóis freáticos que abastecem essas árvores. A inexperiência de Agar e Ismael não lhes permitiu enxergar o que estava diante dos seus próprios olhos, isto nos aponta para “falta de visão espiritual”.


Muitos sofrem mais do que deveriam porque não conseguem enxergar nada além dos próprios problemas. Em 2016 o Brasil enfrentou uma grave crise econômica, fruto de uma instabilidade política e incompetência do governo na administração do Estado. Arrasou empregos, destruiu empresas. Houve um empresário que viu sua empresa falir e depois de ter demitido todos os 1.600 funcionários recorreu ao suicídio. Houve uma explosão de violência e não se falava em mais nada, só em crise. A maior consequência de focar apenas no problema é perder a esperança. A esperança de um futuro, a perspectiva de uma melhora é o que nos impulsiona a viver. Ao perdê-la, perde-se também a razão para continuar a lutar e a viver. Mas, a Bíblia nos ensina: “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.” Lamentações 3:26


É nesse contexto de desespero e crise que Agar estava. Sem água. Sem esperança. Sem nenhuma perspectiva. “E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.” Gênesis 21:16. Ela se afastou uma distância suficiente para não ouvir o choro do menino pedindo água, e chorou esperando a morte. Não sei se ela ouviu Abraão contar-lhes das promessas que Deus fez acerca de Ismael. Mas, tudo indica que não. Porque quem tem fé nas promessas de Deus não desfalece. “A esperança dos justos é alegria…” Provérbios 10:28. 


São nesses momentos mais desesperadores que precisamos lembrar do que realmente pode nos trazer esperança: “As promessas de Deus”. Quem se lembra das promessas não desfalece, não murcha, não se desespera, porque tem esperança (Lm 3.21). 


DEUS OUVIU O CHORO DO MENINO



¹⁷ E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está. 


Gênesis 21:17


Deus ouviu! Que experiência maravilhosa é ouvir a voz de um anjo afirmando: “Deus ouviu”. Não sei que situação difícil você se encontra, mas quero ser um mensageiro de Deus para sua vida afirmando: “Deus ouviu!” 

  1. Deus ouve porque Ele está vivo: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. “ Isaías 59:1 Os deuses feitos pelos homens não podem ouvir porque não possuem vida. Mas, o nosso Deus ouve as nossas orações e o nosso clamor.

  2. Deus ouve porque Ele se importa: “E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.” Isaías 65:24 Todos nós somos criaturas de Deus (Sl 100.2), e por menor que sejamos Ele nos conhece e se importa com nossas dores e necessidades. 

  3. Deus não despreza a nossa oração: “Ele atenderá à oração do desamparado, e não desprezará a sua oração. “ Salmos 102:17

Agar estava debaixo de algumas árvores esperando a morte do seu filho e a sua própria, mal sabia ela que o que ela tanto precisava já estava ali por perto. Ela só precisava de uma ajuda divina para abrir os seus olhos espirituais: “E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.“ Gênesis 21:19 A providência de Deus já estava ao seu alcance, mas ela não conseguia enxergar. 


QUEM TEM VISÃO NÃO SE DESESPERA


Aconteceu com o moço do profeta Eliseu que se desesperou ao ver o exército inimigo enviado para prender a ele e ao profeta (II Rs 6.15). Tal desespero só aconteceu porque o moço só conseguia enxergar o inimigo, enquanto o profeta estava tranquilo, pois quem tem visão não teme, não se desespera, não se assusta. E o homem de Deus pode acalmar o moço: “ E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.” (2 Reis 6:16).

Que possamos ter os nossos olhos espirituais abertos para percebermos que maior é o poder de Deus. “E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu.” (2 Reis 6:17).


DEUS DÁ FUTURO PARA QUEM NÃO TEM


Deus não mandou para Agar apenas as árvores e a sombra, mas água suficiente para ela e para o menino. Além disso, a presença de Deus na vida da criança lhe garantiu sua sobrevivência no deserto. Não importa as adversidades ou o ambiente de dificuldades que você esteja, a presença de Deus na sua vida vai lhe garantir a vitória acima de quaisquer circunstâncias. Deus ouviu o choro daquela criança e lhe deu um futuro.


“E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.” 


Gênesis 21:20


Louvado seja Deus.

Pr. Flávio Alves


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida