Honra, um princípio fundamental do Reino de Deus


 Honra, um princípio fundamental do Reino de Deus

Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade, tinha Eu falado que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de Mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de Mim tal coisa, porque aos que Me honram, honrarei; porém os que Me desprezam serão desprezados.

1 Samuel 2:30

    Há quem diga que o mundo é governado por leis, e todas as vezes que você obedece ou viola uma, receberá as consequências. Eu, porém, sou a favor de ampliar esta perspectiva: todo o universo é regido por leis. Vou além, todos os mundos, tanto o espiritual quanto o físico, macro ou micro, animal ou vegetal, no geral todos são regidos por leis, e algumas dessas leis são baseadas em princípios.

    Deus instituiu esses princípios desde a criação. Alguns deles são a hierarquia, a ordem e a honra. No texto bíblico acima, encontramos a história de como o sacerdote Eli perdeu a benevolência de Deus por ter quebrado um desses princípios, o princípio da honra. Entende-se por princípio aquilo que define o comportamento, que regula a ação de alguém, ou preceito moral.

    Eli era o sumo-sacerdote em Israel (I Sm 2.11), e ele tinha dois filhos, chamados Hofini e Finéias; o texto deixa claro o perfil do caráter desses dois: "Eram, porém, os filhos de Eli, filhos de Belial; não conheciam ao Senhor" (I Sm 2.12). Os filhos de Eli deveriam ser exemplos de homens dedicados da Casa do Senhor, porém eram reprováveis ao ponto do texto afirmar que "eram filhos de Belial", que significa "filhos da indignidade". Eram indignos de estarem no Templo, de serem da linhagem sacerdotal, pois desprezavam as coisas sagradas e as ofertas do Senhor (vers.17).

    Ainda mais, prostituíam-se com as mulheres de Israel, fazendo com que a sua má fama se espalhasse por todo Israel, escandalizando o nome do Senhor. O pecado era tamanho que Deus já havia determinado exterminá-los do meio da congregação (I Sm 2.25). Mas, o pecado deles não era tão grande quanto o erro do sacerdote Eli, pois ouvindo todo o mal que seus filhos praticavam, não os repreendia como deveria, e essa frouxidão advinha da quebra de um dos mais importantes princípios do Reino de Deus: a honra. Eli honrava mais aos filhos do que a Deus (vers. 29).

A QUEM VOCÊ TEM HONRADO MAIS?

    A quem você tem mais honrado? A Deus ou aos homens. Esteja bem atento, existem coisas aparentemente boas que deixam as pessoas fora do céu. E uma delas é honrar mais as pessoas do que a Deus. Quantos honram mais o marido, os filhos, o pastor ou a denominação do que a Deus? Os homens costumam honrar mais àquilo ou àquele que foi transformado em ídolo.

    Afinal, o que é a honra? O dicionário virtual Priberam define honra como "o conjunto de ações e qualidades que fazem com que alguém seja respeitado". Já o dicionário Aurélio a define como "consideração à virtude, ao talento, à coragem, à santidade, às boas ações ou às qualidades de alguém". Refere-se ao respeito que se dá a quem se admira e considera, e está relacionado ao caráter, integridade e honestidade. Resumindo: o homem honra àquilo que ele admira e considera.

    Contudo, vivemos numa sociedade onde valores como honra estão sendo escanteados e ficando em desuso. É algo considerado como de um passado distante, e só é lembrado nas comemorações militares onde são condecorados os "homens de honra", é a famosa "honra ao mérito", isto é, honrar a quem merece. Mas, não deveria ser assim. A honra deve estar presente no nosso vocabulário cristão assim como está presente na Bíblia. Pois, como lemos no início do texto: "aos que me honram, honrarei" (I Sm 2.20b), diz o Senhor.

Na Bíblia, o conceito de honra é abrangente e multifacetado, sendo utilizado em diversos contextos para expressar diferentes aspectos morais e espirituais. Aqui estão algumas dimensões do conceito de honra na Bíblia:

  1. 1. Honra a Deus:

    • A honra a Deus é um princípio central na Bíblia. Envolve adoração, reverência e obediência ao Senhor como Criador e Soberano. Honrar a Deus implica reconhecer Sua santidade, justiça e amor.

  2. 2. Honra aos Pais:

    • A Bíblia destaca a importância de honrar os pais. O quinto mandamento, presente nos Dez Mandamentos, enfatiza esse princípio (Êxodo 20:12). A honra aos pais é vista como um reflexo do respeito e submissão a Deus.

  3. 3. Honra entre as Pessoas:

    • A Bíblia ensina a importância de honrar uns aos outros, mostrando respeito, consideração e amor mútuo (Romanos 12:10). Esse princípio se estende a várias esferas da vida, incluindo relações familiares, amizades e comunidade.

  4. 4. Honra no Casamento:

    • O relacionamento conjugal é marcado pela honra mútua entre marido e mulher. O apóstolo Pedro, por exemplo, exorta os maridos a honrarem suas esposas (1 Pedro 3:7), destacando a importância da consideração e respeito no matrimônio.

  5. 5. Honra aos Líderes Espirituais:

    • A Bíblia instrui os crentes a honrarem seus líderes espirituais (1 Timóteo 5:17), reconhecendo a autoridade e a responsabilidade que esses líderes têm no cuidado das congregações.

  6. 6. Honra no Trabalho:

    • A Bíblia também aborda a honra no contexto profissional. Os empregadores são instruídos a honrar e tratar com justiça seus funcionários (Tiago 5:4), enquanto os empregados são exortados a servir com integridade e honra (Efésios 6:5-8).

  7. 7. Honra como Virtude Pessoal:

    • A honra é frequentemente destacada como uma virtude pessoal. Provérbios 3:9, por exemplo, instrui a honrar o Senhor com os primeiros frutos dos recursos, reconhecendo a prioridade divina em nossas vidas.

O conceito de honra na Bíblia está intrinsecamente ligado a princípios morais e espirituais, refletindo a reverência a Deus, o respeito aos outros e a integridade pessoal. Ao praticar a honra, os crentes buscam viver de acordo com os valores estabelecidos por Deus em Sua Palavra.

JOÃO BATISTA SE TORNOU O MAIOR DA TERRA POR QUE SABIA HONRAR O MAIOR DO CÉU

    O próprio Jesus afirmou que "dentre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista" (Mt 11.11). Por que Jesus iria prestar tamanha declaração sobre alguém? Porque este homem, mais do que muitos, aprendeu o princípio que norteia todo verdadeiro ministério: honrar a Deus acima de si mesmo.

    Quando todos o pressionavam para que ele se declarasse o Cristo, ele declarou que não passava de uma voz que clamava no deserto (Mc 1.3), e que aquele que viria após ele era maior do que Ele, e mesmo sendo o seu precursor, João Batista disse que não era digno de sequer desatar as correias das suas alparcas (Vers.7). Quando disseram a João Batista que Jesus estava atraindo mais pessoas do que ele, João expressou a chave do seu sucesso: "É necessário que Ele cresça e que eu diminua" (Jo 3.30).

BUSQUE HONRAR A JESUS CRISTO

Enquanto as pessoas correm atrás de honrarias humanas, aplausos das multidões, divulgando seus próprios nomes e suas placas denominacionais, em busca de fama e reconhecimento humano e transitórios, estarão bem distantes do verdadeiro significado de honrar a Deus. Como diz o filósofo "A honra não precisa ser defendida, mas sim merecida." - Arthur Schopenhauer. Nosso trabalho é honrar a Cristo, importa unicamente proclamar os feitos e as obras de Jesus e não os nossos!

Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. Apocalipse 5:12

Pr. Flavio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida