Mistérios de Deus (Parte I)

Mistérios de Deus (Parte I)



Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.


1 Coríntios 4:1


Todo crente, como verdadeiro discípulo de Cristo, tem o dever de pregar o Evangelho de Salvação a toda criatura. Sem ajuda do Espírito, e a não ser que alguém pregue, as pessoas comuns não podem compreender os assuntos espirituais. Portanto, para tais nós somos administradores dos mistérios de Deus. A palavra original para dispenseiros é “oikonomos”, que significa além de administradores, tesoureiros e governadores. Portanto, nós temos a incumbência de revelar os mistérios de Deus aos homens.


Segundo a parábola dos talentos em Mt 25.14-30, nós somos os servos que recebemos as riquezas espirituais para administrar para produzir benesses a nós e aos outros. Infelizmente, nossos seminários atualmente produzem alguns teólogos que se privam em seu conhecimento e não compartilham do que aprendem com mais ninguém, assumindo um caráter orgulhoso de superioridade.


Paulo exorta a Timóteo para que beneficie aos outros com aquilo que aprende: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera (medita) nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:16


Jesus afirmou que somente aos seus discípulos “... é dado saber os mistérios dos Céus” (Mt 13.11). Pois, Deus sempre revela a sua vontade aos que desejam conhecer melhor os eternos, profundos e misteriosos propósitos divinos. Quando Deus decidiu investigar Sodoma para destruí-la, revelou antes a Abraão: “Ocultarei eu a Abraão o que faço?” (Gn 18.17,18). O salmista disse: “O segredo do Senhor é pra os que o temem...” (Sl 25.14a).


Que privilégio tremendo é este! “Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Am 3.7). A sabedoria humana, e sua ciência, nem tampouco as bruxarias e feitiçarias podem revelar os mistérios de Deus: “Há um Deus nos céus que revela o segredo...” (Dn 2.28).


Mas, o que é mistério? É aquilo que só a mente infinita e soberanamente divina pode revelar para o homem. Nas Sagradas Escrituras expressam aquilo que permaneceu em forma de figuras, tipos e símbolos durante séculos no Antigo Testamento, e que somente com a chegada do Deus-homem no meio de nós, poderam ser revelados, e ainda os são nos dias hoje pelo Espírito Santo.


O Evangelho são mistérios que os antigos deslumbravam e que os discípulos de Cristo puderam ouvir e registrar para nós. Jesus disse: “ Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.” (João 8:56). O que se via por sombras no Antigo, se vê em vida no Novo através de Cristo.

Por Cristo,

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida