Fuja de Sodoma!


FUJA DE SODOMA!


Poucos cristãos percebem a prosperidade e o avanço das redes de motéis em nossa sociedade. Tal prosperidade se mostra no luxo de suas fachadas. O número está crescendo. Ninguém se incomoda. Mas, isso tem me despertado a atenção para o avanço do pecado. A imoralidade sexual se reflete nesses locais sagrados e escondidos do prazer legalizado pelos homens. Estamos dentro de uma verdadeira Sodoma. E o pior, estamos tão acomodados como Ló.

Quando Ló escolheu as campinas de Sodoma não atentou para o fato de “...eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR. “Gênesis 13:13 Era tão comum o pecado deles que Ló não se incomodava mais. Ele começou morando aos redores da cidade e depois se mudou para dentro. A posição de ficar na porta, nos faz perceber que ele possuía uma certa importância ou liderança na cidade. As portas das cidades da Antiguidade eram importantes locais de comércio e convivência sociais.

Em minha opinião, Ló representa um crente inerte. Ele mesmo exercendo função de liderança não conseguiu influenciar nem os próprios genros para a Salvação. Um crente que não exerce influência para o mundo é uma luz apagada, um sal insípido. Entretanto, ele não influenciou, mas também não deixou se influenciar. Ele negociava com os homens de Sodoma, e valorizava mais as riquezas materiais do que as riquezas espirituais. Mesmo sendo justo, tolerava práticas imorais ao seu redor.

A igreja atual está agindo com a mesma omissão. Como disse um certo escritor de músicas sacras: “Procurei a igreja, e ela estava no mundo. Procurei o mundo, ele estava dentro da igreja”. Conheço igrejas que toleram o pecado. Pastores que apesar de possuírem prestígio e posição no meio secular, se calam diante da imoralidade. O diabo está calando a boca de muitos servos de Deus. Ló se afligia com o pecado, mas não agia como Noé, que foi chamado de “pregoeiro da justiça” (II Pe 2.5), ele não proclamava a verdade inconveniente da justiça de Deus. Isso mesmo, muitos tem medo de falar a verdade para não ser inconveniente.

Mas, o apóstolo Pedro declara que o que Deus fez com Sodoma possui uma lição para a igreja e o mundo de hoje: “E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;” 2 Pedro 2:6. O que Deus fez com Sodoma e Gomorra serve de exemplo para mostrar o que Deus fará com a nossa ímpia, hipócrita e imoral sociedade.

Enquanto Ló tolera o pecado, mas Deus odeia o pecado.

Ló andava segundo o conselho dos ímpios, e se detinha no caminho dos pecadores, e se assentava na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1). Ele não deveria viver numa cidade cujos pecados clamava contra ela chegando até os céus (Gn 18.20,21). Se os anjos de Deus encontrassem naquela cidade pelo menos dez justos, não a destruiria. Pois, é a presença dos justos que impede a ira de Deus de ser derramada sobre todos. Mas, o pecado enchia todas as ruas. Incestos, homossexualidade, indecências, orgias eram praticadas abertamente.

Será que a nossa sociedade não caminha na mesma direção, quando se proliferam estas casas de prostituição? Onde incestos, relações homossexuais e orgias acontecem? O que é o carnaval, as boates e as festas noturnas senão lugares de encontro entre aqueles que desejam prostituir-se? Muitos dizem que é diversão, alegria, curtir a vida. O pior é que muitos cristãos acham isso normal. O pecado não é mais feio, é normal.

Que tipo de igreja temos nos dias hoje, onde só se prega milagres, prosperidade e nunca contra o pecado? Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaías 5:20. 

Ló sabia que tudo aquilo era pecado, mas não fez nada para sair dali. Ele sabia que se continuasse ali, um dia poderia ser dominado pelo pecado. Na luta contra o pecado, não podemos se dar o luxo de permanecer no local de tentação. Abstende-vos de toda a aparência do mal. 1 Tessalonicenses 5:22. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6:18. Faça como José e não como Sansão. Não brinque com o pecado, ele pode matar você tanto o corpo como a alma. O verdadeiro cristão tem que declarar guerra contra o pecado.

Leonard Ravenhill, grande profeta de Deus, escreveu um livro chamado “Sodoma não possuía Bíblia”. De fato, Sodoma não possuía as Escrituras, mas possuía o maior espetáculo de fé que a Humanidade já assistiu: O testemunho do Patriarca Abraão. Eles viam como Abraão era santo, como cultuava ao Senhor, e quando ele salvou a sua cidade com seus 318 servos. Abraão rejeitou qualquer presente da parte deles. Rejeitou para que não tivesse dentro de casa nada que contaminasse sua vida. Porém, eles continuaram no erro do pecado. Como disse o Pr. David Wilkerson: “isso representou uma repreensão amorosa ao seu corrupto estilo de vida. Abraão não aceitou nem mesmo uma correia de sandália de Sodoma”.

Quando os anjos foram até Sodoma, foram para investigar. Antes de Deus punir, Deus investiga, julga e dá o veredicto final. Deus é o Criador, e Ele mesmo é o juiz de todas as criaturas. Deus é um juiz justo, um Deus que manifesta cada dia o seu furor. Salmos 7:11. E os céus proclamam a sua justiça, pois o próprio Deus é o juiz. Salmos 50:6. Diante do caráter inegável da justiça de Deus, a sociedade atual está caminhando para o mesmo julgamento divino.

Deus odeia o pecado. A nossa sociedade está legalizando o pecado. O adultério deixou de ser crime, e virou moda. O casamento homossexual é reconhecido como família. Crianças estão sendo criadas por tais casais, tentando provar que podem ser uma família normal. Os movimentos gays declararam guerra contra as igrejas evangélicas. Políticos como José Dirceu, “mais sujo do que pau de galinheiro”, o ministro Gilberto Carvalho que foi obrigado a se retratar, entre outros, estão ingressando na guerra contra a família. Não são poucos que entram para defender estas causas por que visam o eleitorado que está em crescimento. Isto é, o número de assassinas de bebês apoiando o aborto e o número de homossexuais e adeptos está crescendo. É a iniqüidade se expandindo.

Enquanto isso, tele-evangelistas brasileiros como Edir Macedo, Valdemiro Santiago e R.R. Soares nem tocam no assunto, como se não tivessem nada haver com a podridão sendo legalizada. Ao invés disso, vivem se atacando, como cobras se devorando a si mesmas por causa de audiência e dinheiro dos fiéis. Onde está o cristianismo que abalava as estruturas pecaminosas da sociedade. Atos 17.6. É necessário uma mudança nas igrejas, e ela só pode começar dentro de nós. "Pecado e inferno estão casados, a não ser que o arrependimento anuncie o divórcio. "C. H. Spurgeon.

O pecado bate à nossa porta

“E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros .” Gênesis 19:4

Cansados de fazerem sexo uns com os outros, agora tentavam invadir a casa de Ló para abusarem dos anjos. Não pense que você ficará imune no meio do pecado para sempre. Vai chegar a hora que ele vai bater e insistir à nossa porta. Foi o que Deus avisou a Caim quando este estava furioso com seu irmão: “... saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo". Gênesis 4:7. O pecado nos atormenta dia e noite. Mas, não podemos ceder nem tentar negociar com ele. É necessário dizer não para o diabo. E só pode dizer não para o diabo aquele que disse sim para Cristo. Fazendo isso, o diabo não pode arrombar a nossa porta, apenas bater. Ele não nos obriga mais a pecar, mas ele pode sugerir.

Este foi o erro de Ló, quando saiu, fechou a porta e tentou barganhar com os ímpios. Mas, agora, eles iriam fazer mais mal a Ló do que aos anjos. Não se pode barganhar com o pecado. Nem negociar com o diabo. Existem coisas que são inegociáveis. E uma delas é a tua santidade. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Apocalipse 3:11 “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.” Apocalipse 16:15.

O diabo quer arrombar a porta (Gn 19.9) para destruir a tua família pela televisão, pela internet, ou através de um ímpio que influencia para o erro. Mas, não tente negociar com ele. Deus hoje está fechando a porta para tudo o que é pecado. Aqueles homens porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta; Gênesis 19:10. Feche a porta para o diabo! 

E os anjos lhe falaram: ”... nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem aumentado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo.” Gênesis 19:13. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7. A justiça de Deus é infalível. Como disse Reamir Loonis: "Pecado, um momento de prazer, uma eternidade de remorso ".

“Então saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos, saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido porém por zombador aos olhos de seus genros. “ (VRS. 14). Ló era um crente destituído de poder e influencia sobre sua própria família. Tua família é a tua primeira igreja. O homem é o pastor de seu lar, seus filhos são suas ovelhas e seu testemunho tem ser honrado por todos. Ló fracassou como líder espiritual da sua família.

“Ele, porém, demorava-se, e aqueles homens lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher e de suas duas filhas, sendo-lhe o SENHOR misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. “ Gênesis 19:16. Foi Deus quem tirou Ló de Sodoma, e muitas vezes estamos tão amarrados pelo pecado que precisamos do braço forte de Deus para nos libertar. Deus te coloca fora de Sodoma hoje!

Não adianta apenas sair de Sodoma, 
tem fugir para o monte da presença de Deus!

“E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. “Gênesis 19:17.

A ordem de Deus era para fugir para o monte onde estaria seguro. Mas, mesmo assim ele preferiu ir para Zoar. Mais uma vez Ló erra por não confiar na Palavra do Senhor de que no monte ele teria segurança. Em Zoar ele foi seduzido por suas próprias filhas e acabou dando origem a um povo que sempre fez oposição ao povo de Deus.

A verdade de tudo isso é uma clara advertência das Escrituras à todos os que não obedecem às instruções de Deus. Não adianta apenas sair de Sodoma, tem que tirar Sodoma de dentro de si. Deus te ajuda em tuas fraquezas, mas quem decide obedecer é você!

Então o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra; E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
Gênesis 19:24-25

Não brinque com Deus, nem com o pecado. Obedeça à sua Palavra. Não olhe para trás. Fuja de Sodoma urgente! 


Pr. Flávio Alves




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida