segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cristo, somente Cristo!

Cristo, somente Cristo!
Atos 4: 12       E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. 






























1.        Somente no nome de Jesus há salvação:

a.       Por que somente Ele é o Filho de Deus:
è Pedro testificou: Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”. “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Mateus 16. 13-16.
è Pelo centurião: Marcos 15:39   Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: “Realmente este homem era o Filho de Deus!”
è Por Natanael: João 1.45-51.
è Por Tomé: João 20: 25  Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.  Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!            E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.    Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!    Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.
è Até os demônios reconhecem: Marcos 5:7       exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!

b.      Somente Ele possui o nome que está acima de todo nome: Filipensses 2.5-11: Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

c.       Porque somente Ele está assentado á direita de Deus: Marcos 16:19         De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus.

d.      Somente Ele tem a chave da morte e do inferno: Apocalipse 1: 17-18 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

e.      Somente Ele pode abrir o livro e desatar seus sete selos: Apocalipse 5:5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.

2.       Só o nome de Jesus tem:
a.       Autoridade para curar enfermos: Atos 3:6        Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!
b.      Autoridade para expulsar demônios: Marcos 16:17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios;

c.       Autoridade para batizar: Atos 2:38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

Só Cristo é a Religião verdadeira: O hinduísmo com seu sistema de castas onde uns já nascem condenados á miséria e ao inferno não se compara a Cristo que salva do mais rico até o mais miserável dos pecadores. O espiritismo com suas reencarnações e boas obras coloca a salvação nos méritos do homem, enquanto a verdadeira salvação não depende das obras e sim da fé do homem em Jesus Cristo. 

As religiões antigas que assassinavam crianças para adorar aos seus deuses demônios não se comparam com o Jesus Cristo que disse: Deixai vir a mim as criancinhas por que delas é o reino dos céus.  A macumbaria e feitiçaria com seus sacrifícios de animais ou seres humanos não se comparam com o único e suficiente sacrifício vicário de Cristo, o catolicismo com suas doutrinas na salvação pelas obras não se comparam com a justificação pela fé em Cristo. 

Portanto, Cristo, somente Cristo!

Nele, por Ele e para Ele,

Pr. Flávio Alves

Curso de Teologia

A FATEADEF - Faculdade Teológica da Assembleia de Deus Filadélfia abre inscrições para os cursos médio e bacharelado em Teologia.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Confirmado: Ossuário é mesmo do irmão de Jesus

Ela pesa 25 quilos. Tem 50 centímetros de comprimento por 25 centímetros de altura. E está, indiretamente, no banco dos réus de um tribunal de Jerusalém desde 2005. A discussão em torno de uma caixa mortuária com os dizeres “Tiago, filho de José, irmão de Jesus” nasceu em 2002, quando o engenheiro judeu Oded Golan, um homem de negócios aficionado por antiguidades, revelou o misterioso objeto para o mundo. A possibilidade da existência de um depositário dos restos mortais de um parente próximo de Jesus Cristo agitou o circuito da arqueologia bíblica. Seria a primeira conexão física e arqueológica com o Jesus do Novo Testamento. Conhecido popularmente como o caixão de Tiago, a peça teve sua veracidade colocada em xeque pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA). Em dezembro de 2004, Golan foi acusado de falsificador e a Justiça local entrou no imbróglio. No mês passado, porém, o juiz Aharon Far¬kash, responsável por julgar a suposta fraude cometida pelo antiquário judeu, encerrou o processo e acenou com um veredicto a favor da autenticidade do objeto. Também recomendou que o IAA abandonasse a defesa de falsificação da peça. “Vocês realmente provaram, além de uma dúvida razoável, que esses artefatos são falsos?”, questionou o magistrado. Nesses cinco anos, a ação se estendeu por 116 sessões. Foram ouvidas 133 testemunhas e produzidas 12 mil páginas de depoimentos.




Especialista em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, Rodrigo Pereira da Silva acredita que todas as provas de que o ossuário era falso caíram por terra. “A paleografia mostrou que as letras aramaicas eram do primeiro século”, diz o professor do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). “A primeira e a segunda partes da inscrição têm a mesma idade. E o estudo da pátina indica que tanto o caixão quanto a inscrição têm dois mil anos.” O professor teve a oportunidade de segurá-lo no ano passado, quando o objeto já se encontrava apreendido no Rockfeller Museum, em Jerusalém.

Durante o processo, peritos da IAA tentaram desqualificar o ossuário, primeiro ao justificar que a frase escrita nele em aramaico seria forjada. Depois, mudaram de ideia e se ativeram apenas ao trecho da relíquia em que estava impresso “irmão de Jesus” – apenas ele seria falso, afirmaram.

A justificativa é de que, naquele tempo, os ossuários ou continham o nome da pessoa morta ou, no máximo, também apresentavam a filiação dela. Nunca o nome do irmão. Professor de história das religiões, André Chevitarese, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, levanta a questão que aponta para essa desconfiança. “A inscrição atribuiria a Tiago uma certa honra e diferenciação por ser irmão de Jesus. Como se Jesus já fosse um pop¬star naquela época”, diz ele. Discussões como essa pontuaram a exposição de cerca de 200 especialistas no julgamento. A participação de peritos em testes de carbono-14, arqueologia, história bíblica, paleografia (análise do estilo da escrita da época), geologia, biologia e microscopia transformou o tribunal israelense em um palco de seminário de doutorado. Golan foi acusado de criar uma falsa pátina (fina camada de material formada por microorganismos que envolvem os objetos antigos). Mas o próprio perito da IAA, Yuval Gorea, especializado em análise de materiais, admitiu que os testes microscópicos confirmavam que a pátina onde se lê “Jesus” é antiga. “Eles perderam o caso, não há dúvida”, comemorou Golan.

O ossuário de Tiago, que chegou a ser avaliado entre US$ 1 milhão e US$ 2 milhões, é tão raro que cerca de 100 mil pessoas esperaram horas na fila para vê-lo no Royal Ontario Museum, no Canadá, onde foi exposto pela primeira vez, em 2002. Agora que a justiça dos homens não conseguiu provas contra sua autenticidade, e há chances de ele ser mesmo uma relíquia de um parente de Jesus, o fascínio só deve aumentar.

(IstoÉ)



Nota: O interessante é que esta notícia não é capa da revista Istoé, pois preferiram falar sobre "sedução" do que um assunto de relevância para todos os cristãos do Brasil. Tanto a Istoé, como a Veja e Superinteressante deveriam enfatizar mais notícias como esta, mas a verdade é que temas que falem mal de Deus ou do Cristianismo, como a reportagem insana da falsa pretensa "biografia de Deus", são mais importantes do que fatos como este. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pra que?

Pra que?


Pra que beber água de copo orada se eu já bebi da água da vida que Jesus me deu?
Pra que se lavar com sabonete ungido se a Palavra já me "lavou" todos os pecados?
Pra que subir morro de joelho se Jesus já subiu o Gólgota por mim?
Pra que usar galho de arruda se eu já fui enxertado na videira verdadeira?


Pra que buscar a prosperidade de Deus se eu já tenho o Deus da Prosperidade?
Pra que usar sal grosso se eu mesmo sou o sal da terra e a luz do mundo?
Pra que luz de vela se eu já fui transportado das trevas para o Reino do Filho do seu Amor?
Pra que peregrinar para Canindé, Aparecida ou Juazeiro se minha cidade é a Nova Jerusalém?


Pra que acumular riquezas aqui na terra se daqui nada irei levar?
Pra que buscar tanto as riquezas se elas podem me afastar de Deus?
Pra que fazer pactos com políticos ímpios se o Senhor é meu pastor e de nada tenho falta?
Pra que falar com Pedro, João, Aperecida ou qualquer outro santo se só Jesus é o mediador entre Deus e os homens?


Pra que tanta desunião, brigas e pelejas de convenções, ministérios, pontos de vistas se o céu é o nosso grande objetivo e as almas o nosso maior alvo?
Pra que tanta brigas de pastores se isso só escandaliza os ímpios e fornece armas pra nosso Adversário comum?
Pra que tanto "EU" se só YAHWEH pode dizer "EU SOU"?
Pra que? 


Que não somente nossos "por quês" sejam reavaliados, mas também os nossos "para quês".

Pr. Flávio Alves