Reteté? Pode ou não pode?

Uma palavra sobre o re-te-té!


Um certo pastor afirmou em seu blog: "A igreja precisa de aviãozinho, entregador de pizza, sapato de fogo, marcha soldado e outras práticas do chamado "reteté"? É claro que não. Isso são práticas de "pregadores meninos" e "igrejas meninas"."

Amado pastor e queridos irmãos em Cristo,

De fato, existem muitas aberrações e exageros "pentecostais" por parte de alguns irmãos que são verdadeiros "meninos" e praticam tais coisas como se isso fosse edificá-los em alguma coisa. 

Contudo, minha advertência é para os extremistas de ambos os lados:

1º Qual edificação os pulos, marchas, danças e outras coreografias trazem para a igreja? Ou mesmo para que as fazem? Onde a carne reina, de fato, haverá prejuízos na Obra de Deus. Alguns querem parecer mais espirituais do que os outros e fazem tais coisas para chamar a atenção(e estão conseguindo).

Portanto, a primeira advertência seria para aqueles que se usam, que são carnais, e que podem(até incoscientemente) estarem sendo usados por demônios, conforme fui ensinado pelo reverendo e saudoso Pr.Isaac Martins.

2º A segunda vai para aqueles que não aceitam certas formas de Deus usar seus servos. Deus usa como quer, do jeito que quer e da forma que quer e não precisa dar satisfação á homem algum. Deus é soberano, e quem é o homem, por mais graduado que seja, para ditar o jeito que Deus pode usar uma pessoa ou não? 

Já vi Deus usar alguém marchando para curar câncer, outro apenas colocando as mãos; já vi Deus falar poderosamente no 'trovão' e também na 'brisa'. Deus opera de várias formas. E as vezes nem podemos discernir.
" O desafio final para os líderes pentecostais acha-se na área das demonstrações e/ou fenômenos sobrenaturais. É nesse foro onde o ministro, sobretudo o pastor, tem que buscar 'discernimento espiritual'. 
Ao longo da história pentecostal, Deus tem usado demonstrações incomuns para dar a necessária ênfase ao Corpo de Cristo ou para falar diretamente ao não-crente...Não devemos presumir que algo, por ser incomum, não é de Deus." 

Devemos ter cuidado ao taxarmos o que é ou não de Deus. 
Logo podemos perceber, á luz da Palavra de Deus, que aquilo que não tem propósito, nem objetivo algum concerteza não vem de Deus, pois tudo o que Deus faz, inclusive de forma incomum, possui um objetivo. É o que chamo de a "aparente loucura" de Deus. Mas, que na verdade, é uma sabedoria mais sublime do que a mente dos homens podem alcançar.

Infelizmente a igreja sofre por que alguns pastores não interferem na carnalidade demonstrada por alguns crentes, e também sofre quando estes tentam interferir nas formas "incomuns" de Deus usar seus servos.

Precisamos é de muito discernimento e sabedoria de Deus. Que possamos ensinar nossas ovelhas á serem moderadas, sábias, mas também a nunca limitarem a operação do Espírito Santo em suas vidas.

Que Deus abençoe a todos,

Pr. Flávio Alves
(citações: Manual do Pastor Pentecostal-CPAD)

Qual sua opinião sobre o assunto? 

Comentários

Anônimo disse…
PR. A PAZ DO SENHOR, O ASSUNTO ME CHAMOU ATENÇÃO, PQ SOU MEMBRO DE UMA IGREJA PENTECOSTAL, E DESCONFIO QUE TEM MUITOS DANDO LUGAR A CARNE, QUERENDO SE AMOSTRAR ISSO ME IRRITA, TEM UMA MULHER NESSA IGREJA QUE ME INCOMODA VEJO COISA RUIM NELA, E NÃO ERA ASSIM, PERCEBI QUANDO FUI FALAR UMA PALAVRA DO SENHOR PARA ELA, E ELA QUIZ SOLTAR MINHA MÃO DE QUALQUER MANEIRA FIQUEI COM ISSO NA MINHA CABEÇA JÁ PEDI AJUDA A DEUS ENTÃO ELE ME CONFIRMOU USANDO UMA PESSOA QUE VEIO ATÉ A MIM E DISSE QUE TEVE UM SONHO COM ESSA MULHER QUE ELA ESTAVA VESTIDA COM ROUPA DE ENTIDADE DANÇANDO NA MACUMBA, E EU NADA TINHA FALADO COMENTADO ENTÃO PERCEBI QUE FOI UMA CONFIRMAÇÃO DE DEUS, MAS NÃO SEI COMO ALERTAR A PASTORA DA MINHA IGREJA, SOU TIMIDA, NAÕ SEI COMO FAZER PARA CHEGAR ATÉ ELA, ESSA MULHER JÁ SABE O QUE PENSO DELA SEM EU TER FALADO, ELA ESTÁ SE TORNANDO MUITO INTIMA DA PASTORA, SERÁ QUE NEM TODOS TEM VISÃO ESPIRITUAL? NEM MESMO O PASTOR? QUANDO A VEJO MEU CORAÇÃO DESPARA TENHO VONTADE DE COLOCAR A MÃO NA CABEÇA DELA E COMEÇAR A ORAR MAS CREIO QUE DEUS VAI DISMASCARAR, MAS SE EU TIVER ERRADA PEÇO PERDÃO A DEUS MAS CREIO QUE NÃO ESTOU ERRADA, GOSTARIA DE SABER COMO FAZER, COMO AGIR, OU DEIXO DEUS AGIR? E FICO CALADA COMO SE NÃO TIVESSE PERCEBENDO? É COMPLICADO, NÃO ESTOU JULGANDO PQ SEI QUE ISSO SÓ A DEUS PERTENCE MAS TENHO MEDO QUE ISSO VENHA INTERFERIR NA VIDA DE MUITOS, SENDO QUE JÁ VI QUE MINHA PASTORA É TELEGUIADA,MAS É UMA ÓTIMA PESSOA MUITO USADA POR DEUS. DESDE JÁ AGRADEÇO PELO ESPAÇO E AGUARDO UMA RESPOSTA QUE DEUS TE ABENÇOE PODEROSAMENTE, SEI QUE ERA PARA FAZER COMENTÁRIO E ESTOU AQUI PEDINDO AJUDA DESCULPA. FICA NA PAZ DO SENHOR!!!!
MEU NOME É JO.
Flávio Alves disse…
Querida irmã Jó,

infelismente existe um espírito de engano se aproveitando da liberdade que existem em alguns ministérios no que tange à manifestação do Espírito.
Tais espíritos imitam as línguas estranhas, se denunciam pelas falsas profecias e pelas danças oriundas de centros de feitiçaria.

É portanto, de extrema necessidade o uso do dom de discernimento espiritual para identifica-lo. Uma vez confirmado que esta pessoa consciente ou não está sendo usado por este tipo de demônio, ele deve ser expulso e desmascarado. Se Deus lhe concedeu o discernimento de que esta pessoa está com este espírito, a senhora deve comunicar à sua líder espiritual, e no último caso expulsá-lo da vida desta pessoa assim que ele se manifestar.

Não podemos permitir que o diabo use pessoas e até mesmo crentes no meio da igreja. Isto é inadimissível.

Desmascare, e expulse-o. Mas, tenha cuidado para que não pareça que a senhora está contra a pessoa que deu lugar a ele. Mas, que todos percebam que a senhora foi motivada pelo amor a Deus, à sua Obra e a esta vida que pode estar confundindo o Espírito de Deus com demônios.

Que Deus possa ser o seu baluarte sempre. Estarei aqui sempre para lhe ajudar.

A Paz de Cristo.

Pr. Flávio Alves
Anônimo disse…
A paz do senhor faço faculdade de história, e estou concluindo o bacharel em teologia, sou do Maranhão.Estou preparando minha mono de teologia preciso que me indique alguns livros que falem sobre indulgencias. Se puder me ajudar me indique os livros. tanialobo1@hotmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
Sabe eu fico triste quando um pastor se levanta para criticar alguns pastores pela sua maneira de adorar a DEUS... o que me chama a atenção que é pastor... se fosse um critico mundano que nao tem compromisso com a obra, mais um homem de DEUS... por favor gente vamos colocar a mao na massa em vez de ficarmos perdendo tempo com criticas que realmente nao edificam em nada... Nosso corpo é instrumento de Justiça e somos livres para adorar a DEUS, Mirian dancou na presença de DEUS... o servo de DEUS Davi tambem... isso significa meus amados que podemos pular, gritar e cantar para o SENHOR DOS EXERCTOS.
Flávio Alves disse…
Querido GES,

Não compreendi bem qual a sua colocação, se o pastor que se refere é a minha pessoa ou o pastor de quem falei. Eu sou pentecostal, creio nos mistérios de Deus e na multiforme operação do Espírito. Não aceito carnalidade e nem banalidade do trabalhar de Deus em nosso meio. Mas, também não aceito que ninguém coloque a mão nos vasos de Deus quando estes estão sendo usados por Ele.
O vaso é de Deus, e o dono usa o vaso como Ele quer. Quem sou eu ou algum pastor para tocar no ungido do Senhor?
O que precisamos é de discernimento e sabedoria para não misturarmos as coisas.
As referências bíblicas da qual falastes não servem como apoio teológico para pular, marchar, rodopiar e etc. Mas, s Deus quer usar o vaso assim, quem impede? Temos que ser fiéis na interpretação dos textos bíblicos a fim de não trairmos nossa própria consciência com o propósito de apoiar o movimento pentecostal. Deus é Deus e não precisa dar satisfação a homem algum!
Espero que tenha sido categórico, estou a sua disposição para desfazer qualquer mal entendido.
Deixemos Deus trabalhar em nosso meio como Ele quiser!
HARLEY PAIVA disse…
retete , o que sera que tanto menino ve, e no entende ,julga mas nao coopreende , veja bem eu nao concordo com certas falcatruas sabe estudo de mais , pra ser enganado por certas coisas nao sou troxa mas uma coisa te digo, deus e morto ou vivo , entro na igreja e saio com algo novo eu preciso que deus se faça presente em mim de alguma maneira sabe, eu vejo pessoas que choram na presença de deus e so choram , outras ficam em silencio so meditando , outras cantm louvores e saem renovadas, outros pulam gritam, e pessoas fasem cara de espato isso e normal o que nao encomada um ser humano nao e verdade, mas te digo assim adoraras o teu deus de todo o teu coraçao e entendimento, agora se adeildo costa e menino como vi na postagem e outros pastores que o povo chama de retete,paciencia vai ve que nessa divisao de igreja tem mais poder em um que em otra , ou tu ja viro juiz ou advogado pra ta julgando calsa e defendendo causa sem nexo, pelo amor de deus, e a merma coisa que fala mal do edi macedo ,rr soares e de otros , pelo menos meu nego tem jente que muda de vida ouvindo a pregaçao desses camarada, para de julga os otros e vai pedir intimidade com deus que ele te mostra o caminho. nao fale mal de pastor e feio de mais nao e coisa de homi mas sim de menino
Flávio Alves disse…
Sr. Haley Paiva,

Ficou um pouco difícil compreender o que sua pessoa escreveu, pois assassinou os pontos e as vírgulas. Mas, isso não vem ao caso. O que vem ao caso aqui é a sua má interpretação do meu texto. Se você ler e procurar entender o que eu escrevi, verificará que em momento nenhum eu condenei o chamado "retété". Pelo contrário, assumi uma postura moderada, ensinada pelo apóstolo Paulo, que imagino você já deve ter ouvido falar. Além do mais, eu sou pentecostal, creio no movimento e no agir do Espírito Santo. E não condenei o Pr. Adeildo Costa, pois é um dos poucos homens de Deus no nosso país, e que escuto sempre as suas pregações e ouço Deus falar através dele. Portanto, leia mais, entenda mais, antes de mandar alguém orar mais...Por último, procure estudar mais a língua portuguesa...Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida