BENJAMIM: Um duplo tipo de Jesus

BENJAMIM: Um duplo tipo de Jesus





Gênesis 35:18   Já a ponto de sair-lhe a vida, quando estava morrendo, deu ao filho o nome de Benoni. Mas o pai deu-lhe o nome de Benjamim.

Apesar de não encontrarmos em nenhum versículo sequer do primeiro livro a esperança de uma vida pós-morte no pacto abraâmico, encontramos esta fé implícita em algumas passagens do Gênesis. Vemos esta fé atrelada nas palavras de Abraão quando garantiu que ele e seu filho Isaque retornariam aos seus servos depois de terem realizado o sacrifício no Moriá, onde o próprio Isaque seria a vítima deste sacrifício. Hebreus 11:19       Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.
Quando Raquel estava prestes a falecer na hora parto de seu último filho, deu-lhe o nome de “Benoni”, que em hebraico é Ben-'Owniy”, que siginifica “filho da minha tristeza”. Como foi triste para Raquel ter que deixar seu grande amor Jacó e agora não poder criar e amamentar seu segundo filho; diante desta realidade tão triste, ela o chamou de Benoni a fim de demonstrar sua grande tristeza. Como estava triste o coração de Raquel nesta hora em que deveria estar alegre! Além de se entristecer na hora em que seu filho estava nascendo agora estava abandonando seu corpo desfalecido para enfrentar as incertezas e os mistérios do além.

Figurativamente, Benoni é um tipo profético de Jesus, pois vemos que ele seria o filho que por sua causa uma dor transpassaria a alma da sua própria mãe: Lucas 2:35               ... Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma. Que mãe suportaria ver o seu filho ser preso, espancado, chicoteado, injustiçado, e crucificado? Que tamanha dor surgiu no coração desta nobre mãe ao ver seu filho numa situação de extrema vergonha e dor. Mas, enquanto para Maria, mãe de Jesus, era transpassada por esta dor, Deus pai atentava do alto céu e o tinha como um Benjamim.

Benjamim foi o nome dado por Jacó em lugar do nome Benoni que Raquel havia dado aquele filho. Isto demonstra que Jacó, naquele momento de dor e tristeza, tinha se tornando realmente um Israel pois conseguiu contemplar pelos olhos espirituais que aquela criança seria um grande líder. De fato, Benjamim se tornou o cabeça de uma tribo guerreira ( Gn 49.17), que posteriormente se uniu a Judá, a tribo real (Gn 49.8-12; I Rs 12.21), ele se tornou portanto tipo vitorioso.

Concluímos portanto, que o último filho de Raquel com Jacó é um duplo tipo de Cristo, por que como “Benoni”, ele transpassou a alma da sua mãe com uma profunda tristeza assim como Maria e Jesus, seu filho. Mas, como “Benjamim” ele foi “o filho da mão direita” de seu pai Jacó, assim como Jesus que se assentou á mão direita de Deus Pai. 

Salmos 80:17 Seja a tua mão sobre o povo da tua destra, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti.


N’Ele, por Ele e para Ele.

Pastor Flávio Alves

CHAMPLIN, R. N.O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos 2ª Edição 2001 São Paulo.
NVI, Bíblia Nova Versão Internacional.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Flávio,
Gostaria de agradecê-lo por ser seguidor do Blog Teologia Inteligente. É uma honra para mim que tenha decido acompanhar nosso Blog de Perto.
Quero aproveitar para dizer que, graças ao apoio de nossos amigos, estamos no TOP 30 dos finalistas do Prêmio TOP BLOG 2010. Foi uma grande vitória para o nosso Blog, afinal de contas, temos apenas um ano de atividade.
Mais uma vez, quero pedir o seu apoio e o seu voto, para que possamos passar por mais esta etapa do concurso.
Para votar é muito simples e rápido. Basta acessar o nosso Blog, no link www.teologiainteligente.blogspot.com, lá você verá as instruções.
Caso decida nos dar seu apoio, deixe-nos uma mensagem !!!
Conto com você...
Soli Deo Gloria !!!

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida