“Uma janela de vidro está diante de nós. Levantamos os olhos e vemos o vidro; notamos sua qualidade, observamos seus defeitos e especulamos sobre sua composição. Ou olhamos através dele na perspectiva de ver além terra, céu e mar. Da mesma forma, há duas maneiras de se olhar o mundo. Podemos ver o mundo e ficar absorvidos pelas maravilhas da natureza. Essa é a maneira científica. Ou podemos olhar diretamente através do mundo e ver Deus por detrás dele. Essa é a maneira religiosa. A maneira científica de olhar para o mundo não é mais errada do que a maneira do fabricante do vidro olhar a janela. Essa maneira de olhar para as coisas tem um uso muito importante. No entanto, a janela foi colocada não para ser observada, mas para observarmos através dela, e o mundo falha em seu propósito a menos que também olhemos através dele e os olhos repousem não nele mas no Deus que o fez”
B.B. Warfield
WARFIELD, Benjamin B., Selected shorter writngs of Benjamin B. Warfield, Vol 1, pp.108.
sábado, 30 de outubro de 2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
O Império contra-ataca!
O IMPÉRIO CONTRA-ATACA
Silas Malafaia responde as acusações de Edir Macedo
Apesar de não concordar com muitas atitudes de Silas Malafaia e de seus profetas, nesta hora paro para aplaudi-lo por falar o que está engasgado na garganta do povo evangélico do Brasil.
Assista todo o vídeo.
Silas Malafaia responde as acusações de Edir Macedo
Apesar de não concordar com muitas atitudes de Silas Malafaia e de seus profetas, nesta hora paro para aplaudi-lo por falar o que está engasgado na garganta do povo evangélico do Brasil.
Assista todo o vídeo.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Saia da frente!
Exemplos de arrogância
O diálogo abaixo é verídico, e foi travado em outubro de 1995 entre um navio da marinha norte-americana e as autoridades costeiras do Canadá, próximo ao litoral de Newfoundland.
Os norte-americanos começaram na maciota:
“Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.”
“Favor alterar seu curso 15 graus para norte para evitar colisão com nossa embarcação.”
Os canadenses responderam de pronto:
“Recomendo mudar o SEU curso 15 graus para sul.”
O norte-americano ficou mordido:
“Aqui é o capitão de um navio da Marinha Americana. Repito, mude o SEU curso.”
Mas o canadense insistiu:
“Não. Mude o SEU curso atual.”
O negócio começou a ficar feio. O capitão norte-americano berrou ao microfone:
- ESTE É O PORTA-AVIÕES USS LINCOLN, O SEGUNDO MAIOR NAVIO DA FROTA AMERICANA NO ATLÂNTICO. ESTAMOS ACOMPANHADOS DE TRÊS DESTROYERS, TRÊS FRAGATAS E NUMEROSOS NAVIOS DE SUPORTE. EU EXIJO QUE VOCÊS MUDEM SEU CURSO 15 GRAUS PARA NORTE, OU ENTÃO TOMAREMOS CONTRAMEDIDAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DO NAVIO.
E o canadense respondeu:
“Aqui é um farol, câmbio!”
Às vezes a nossa arrogância nos faz cegos. Quantas vezes criticamos a ação dos outros, quantas vezes exigimos mudanças de comportamento nas pessoas que vivem perto de nós, quando, na verdade, nós é que deveríamos mudar o nosso rumo.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
BENJAMIM: Um duplo tipo de Jesus
BENJAMIM: Um duplo tipo de Jesus
Gênesis 35:18 Já a ponto de sair-lhe a vida, quando estava morrendo, deu ao filho o nome de Benoni. Mas o pai deu-lhe o nome de Benjamim.
Apesar de não encontrarmos em nenhum versículo sequer do primeiro livro a esperança de uma vida pós-morte no pacto abraâmico, encontramos esta fé implícita em algumas passagens do Gênesis. Vemos esta fé atrelada nas palavras de Abraão quando garantiu que ele e seu filho Isaque retornariam aos seus servos depois de terem realizado o sacrifício no Moriá, onde o próprio Isaque seria a vítima deste sacrifício. Hebreus 11:19 Abraão levou em conta que Deus pode ressuscitar os mortos e, figuradamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.
Quando Raquel estava prestes a falecer na hora parto de seu último filho, deu-lhe o nome de “Benoni”, que em hebraico é “Ben-'Owniy”, que siginifica “filho da minha tristeza”. Como foi triste para Raquel ter que deixar seu grande amor Jacó e agora não poder criar e amamentar seu segundo filho; diante desta realidade tão triste, ela o chamou de Benoni a fim de demonstrar sua grande tristeza. Como estava triste o coração de Raquel nesta hora em que deveria estar alegre! Além de se entristecer na hora em que seu filho estava nascendo agora estava abandonando seu corpo desfalecido para enfrentar as incertezas e os mistérios do além.
Figurativamente, Benoni é um tipo profético de Jesus, pois vemos que ele seria o filho que por sua causa uma dor transpassaria a alma da sua própria mãe: Lucas 2:35 ... Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma. Que mãe suportaria ver o seu filho ser preso, espancado, chicoteado, injustiçado, e crucificado? Que tamanha dor surgiu no coração desta nobre mãe ao ver seu filho numa situação de extrema vergonha e dor. Mas, enquanto para Maria, mãe de Jesus, era transpassada por esta dor, Deus pai atentava do alto céu e o tinha como um Benjamim.
Benjamim foi o nome dado por Jacó em lugar do nome Benoni que Raquel havia dado aquele filho. Isto demonstra que Jacó, naquele momento de dor e tristeza, tinha se tornando realmente um Israel pois conseguiu contemplar pelos olhos espirituais que aquela criança seria um grande líder. De fato, Benjamim se tornou o cabeça de uma tribo guerreira ( Gn 49.17), que posteriormente se uniu a Judá, a tribo real (Gn 49.8-12; I Rs 12.21), ele se tornou portanto tipo vitorioso.
Concluímos portanto, que o último filho de Raquel com Jacó é um duplo tipo de Cristo, por que como “Benoni”, ele transpassou a alma da sua mãe com uma profunda tristeza assim como Maria e Jesus, seu filho. Mas, como “Benjamim” ele foi “o filho da mão direita” de seu pai Jacó, assim como Jesus que se assentou á mão direita de Deus Pai.
Salmos 80:17 Seja a tua mão sobre o povo da tua destra, sobre o filho do homem que fortaleceste para ti.
N’Ele, por Ele e para Ele.
Pastor Flávio Alves
CHAMPLIN, R. N.O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos 2ª Edição 2001 São Paulo.
NVI, Bíblia Nova Versão Internacional.
O rei Herodes revelado
construtor visionário da Terra Santa.
Por Tom Mueller
Fotografia por Michael Melford
Oito quilômetros ao sul de Jerusalém, onde os últimos atrofiado oliveiras e pedregoso milharal desaparecer no ermo despido do deserto da Judéia, um monte ergue-se abruptamente, um cone íngreme cortada no topo, como um pequeno vulcão. Esta é Herodium, uma das grandes criações de arquitetura de Herodes, o Grande, rei da Judéia, que levantou uma colina baixa em um memorial de pedras enormes de neve e rodeado com palácios de prazer, espirrando piscinas e jardins.Um governante astuto e generoso, general brilhante e um dos mais imaginativos construtores e energéticos do mundo antigo, Herodes guiou seu reino a nova prosperidade e poder. No entanto, hoje ele é mais conhecido como o monarca astuto e assassina do Evangelho de Mateus, que massacrou todos os bebês do sexo masculino em Belém, em uma tentativa fracassada de matar o recém-nascido Jesus, o Rei profetizou aos judeus. Durante a Idade Média, tornou-se uma imagem do Anticristo: manuscritos iluminados e gárgulas góticas mostrar-lhe arrancar as barbas de fúria louca e brandindo a espada contra as crianças infelizes, com Satanás sussurrando em seu ouvido. Herodes é quase certamente inocente deste crime, de que não há nenhum relatório para além do relato de Mateus. Mas ele certamente matou as crianças, incluindo três de seus próprios filhos, juntamente com sua esposa, sua sogra, e vários outros membros de sua corte. Ao longo de sua vida, ele mistura a criatividade ea crueldade, a harmonia eo caos, de formas que desafiam a imaginação moderna.
O arqueólogo israelense Ehud Netzer passou metade do século passado em busca de Herodes, o real, como ele é retratado não em palavras mas em pedra. Ele escavou muitos dos principais locais de Herodes construção em toda a Terra Santa, explorando os palácios onde o rei viveu, as fortalezas onde combateu, as paisagens onde mais se sentiu em casa. De muitos projetos de construção de Herodes imaginativa, Herodium foi o único que leva seu nome, e foi talvez o mais próximo ao seu coração. Foi aqui, no final de sua carreira ousado e manchado de sangue, que ele foi enterrado em um mausoléu nobre.
O arqueólogo israelense Ehud Netzer passou metade do século passado em busca de Herodes, o real, como ele é retratado não em palavras mas em pedra. Ele escavou muitos dos principais locais de Herodes construção em toda a Terra Santa, explorando os palácios onde o rei viveu, as fortalezas onde combateu, as paisagens onde mais se sentiu em casa. De muitos projetos de construção de Herodes imaginativa, Herodium foi o único que leva seu nome, e foi talvez o mais próximo ao seu coração. Foi aqui, no final de sua carreira ousado e manchado de sangue, que ele foi enterrado em um mausoléu nobre.
domingo, 17 de outubro de 2010
Esperança
A ressurreição da esperança
Jó 6:11
מה כחי כי איחל ומה קצי כי אאריך נפשׂי
"Que esperança posso ter, se já não tenho forças? Como posso ter paciência, se não tenho futuro?"
Quão terrível a situação de Jó! Como é triste para alguém perder a esperança. Nós não passamos nem 1% do que Jó enfrentou na sua terrível provação. Mas, mesmo assim existem situações que desabafamos e dizemos: “Não há mais esperança!”
A palavra hebraica traduzida aqui como esperança é a palavra “yachal”, que também significa: “ficar triste, confiar, permanecer, ser paciente.” Mas, as circunstâncias adversas nos arrancam as forças e nos fazem entristecer. Surgem perguntas: “e as promessas?” Onde estão as promessas? Jó não fazia idéia do cenário espiritual que se travava nos bastidores da sua vida. Sequer passou pela sua mente que Satanás estava por trás de todas as suas desgraças, e que apesar de tudo, tudo estava sob o controle de Deus. Mesmo ignorante acerca do que acontecia por trás das cortinas do mundo físico, ele conseguiu a incrível e quase sobre-humana capacidade de ressuscitar sua esperança, pois o vemos dizer posteriormente:
Jó 19:25 Eu sei que o meu redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.
Que impressionante declaração! Só declara isto quem de fato tem uma poderosa esperança no Deus em quem acredita. A palavra hebraica “yada” traduzida como “eu sei”, também significa: “compreender, ter certeza, declaro, estou ciente.” Portanto, Jó tinha agora uma profunda convicção de que o seu redentor, em hebraico “ga’al”, estava vivo. A palavra redentor significa também aquele que compra de volta, vinga, resgata. E reflete muito bem o que ele estava querendo dizer com a palavra redentor.
A conclusão que eu tiro é que o crente aprende entre as muitas lições que Deus nos ensina em suas misteriosas e multiformas de trabalhar na vida dos seus fiéis, é que o crente precisa aprender a ter esperança. Esperança de um futuro melhor quando não há forças. Pois, apenas resta-nos esperar mesmo quando parece que não teremos um futuro. Faz jus a uma certa música em que Deus nos diz: “Seu único trabalho é descansar em mim.”
O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. E não pertence àqueles que se confortam com a morte da sua própria esperança. "Esperança é a paciência com a lâmpada acesa." ( Tertuliano )
2 Coríntios 3:12 Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.
Hebreus 10:23 Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
N’Ele, por Ele e para Ele,
Pastor Flávio Alves
terça-feira, 12 de outubro de 2010
A GRANDEZA DE UM HOMEM
A GRANDEZA DE UM HOMEM
Gênesis 13:15 “porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.”
Gênesis 24:35 a “O SENHOR tem abençoado muito ao meu senhor, e ele se tornou GRANDE;”
Deus ordenou a Abraão que olhasse para o leste e o oeste, para o norte e para o sul, pois
1º A grandeza de um homem depende da sua visão:
Provérbios 23:5 Porventura fitarás os olhos naquilo que não é nada?
Mateus 6:22 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
O crente precisa ter sempre:
a) Visão da sua chamada. Nunca se esqueça de quem lhe chamou!
João 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
b) Visão da sua missão. Nunca se esqueça daquilo que você foi enviado para fazer.
Romanos 8:28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
c) Visão no verdadeiro Deus. Nunca tire os olhos da grandeza do seu Deus, pois focalizando da grandeza do seu Deus você verá todos os gigantes como formigas.
Salmos 141.8 Pois em ti, SENHOR Deus, estão fitos os meus olhos: em ti confio; não desampares a minha alma.
1 Samuel 17:45 Davi, porém, disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.
2º A grandeza de um homem reflete nas coisas que ele procura promover. Um grande homem pensa em coisas importantes e não em coisas supérfluas e efêmeras. Em que você tem gastado o seu tempo? Uns se ocupam demasiadamente em coisas que não lhe acrescentam nada. Por que causa você tem lutado? Em que você tem ocupado o seu tempo? O que você procura promover se ocupando é o reflexo do seu pensamento.
Efésios 5:16 remindo o tempo, porque os dias são maus.
Colossenses 3:2 Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas
(REMIR= GREGO->EXAGORAZO=> DEIXAR DE PERDER, SALVAMENTO DE PERDA. Significa que você precisa deixar de perder tempo e saber administra-lo mais eficazmente e com responsabilidade)
3º A grandeza de um homem depende da sua persistência nos seus objetivos.
"Um diamante é um pedaço de carvão que se saiu bem sob pressão."
Lucas 21:19 Pela vossa PERSEVERANÇA ganhareis as vossas almas.
(PERSEVERANÇA-> GREGO -> hupomone -> a resistência (ou esperança) alegre, constância: - duradouro, paciência, perseverança "(espera). A Palavra perseverança significa no seu sentido original a capacidade de resistir alegremente na esperança de algo)
4º A grandeza de um homem depende da sua capacidade de sofrer perdas, mas recuperar-se e renovar-se.
Todos nós perdemos coisas na vida e sua grandeza dependerá de como você lidará com essas perdas. Lembre-se que a largata precisa de perder sua casa para poder transformar-se em uma borboleta. Renove-se!
Salmos 85:6 Acaso não nos RENOVarás a vida, a fim de que o teu povo se alegre em ti?
Isaías 40:31 mas aqueles que esperam no Senhor RENOVam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
2 Coríntios 4:16 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo RENOVados dia após dia,
5º Um grande homem não foge do seu chamado.
Jonas fugiu e por isso desceu para se esconder:
- Desceu a Jope.
- Desceu ao porto de Jope.
- Desceu ao barco.
E por isso, Deus lhe fez descer na barriga do grande peixe para as profundezas do mar. Mas, ali ele clamou e Deus ouviu.
6º Abraão erguia um altar por onde passava. A grandeza de um homem é a medida pelo tamanho da sua fé.
Não foi a toa que Abraão foi chamado de o pai da fé.
"Fé é o pássaro que sente a luz e canta quando a madrugada é ainda escura. "
Enquanto o mundo pede ver para acreditar, o verdadeiro crente crer para ver.
7º O homem só se torna grande quando compreende que o Grande se fez pequeno para fazer os pequenos grandes.
Ser grande não é ser mesquinho, ser grande em Deus é sonhar grande para nunca ser insignificante.
Em Cristo, por Ele e para Ele.
Pr. Flávio Alves
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Reteté? Pode ou não pode?
Uma palavra sobre o re-te-té!
Um certo pastor afirmou em seu blog: "A igreja precisa de aviãozinho, entregador de pizza, sapato de fogo, marcha soldado e outras práticas do chamado "reteté"? É claro que não. Isso são práticas de "pregadores meninos" e "igrejas meninas"."
Amado pastor e queridos irmãos em Cristo,
De fato, existem muitas aberrações e exageros "pentecostais" por parte de alguns irmãos que são verdadeiros "meninos" e praticam tais coisas como se isso fosse edificá-los em alguma coisa.
Contudo, minha advertência é para os extremistas de ambos os lados:
1º Qual edificação os pulos, marchas, danças e outras coreografias trazem para a igreja? Ou mesmo para que as fazem? Onde a carne reina, de fato, haverá prejuízos na Obra de Deus. Alguns querem parecer mais espirituais do que os outros e fazem tais coisas para chamar a atenção(e estão conseguindo).
Portanto, a primeira advertência seria para aqueles que se usam, que são carnais, e que podem(até incoscientemente) estarem sendo usados por demônios, conforme fui ensinado pelo reverendo e saudoso Pr.Isaac Martins.
2º A segunda vai para aqueles que não aceitam certas formas de Deus usar seus servos. Deus usa como quer, do jeito que quer e da forma que quer e não precisa dar satisfação á homem algum. Deus é soberano, e quem é o homem, por mais graduado que seja, para ditar o jeito que Deus pode usar uma pessoa ou não?
Já vi Deus usar alguém marchando para curar câncer, outro apenas colocando as mãos; já vi Deus falar poderosamente no 'trovão' e também na 'brisa'. Deus opera de várias formas. E as vezes nem podemos discernir.
" O desafio final para os líderes pentecostais acha-se na área das demonstrações e/ou fenômenos sobrenaturais. É nesse foro onde o ministro, sobretudo o pastor, tem que buscar 'discernimento espiritual'.
Ao longo da história pentecostal, Deus tem usado demonstrações incomuns para dar a necessária ênfase ao Corpo de Cristo ou para falar diretamente ao não-crente...Não devemos presumir que algo, por ser incomum, não é de Deus."
Devemos ter cuidado ao taxarmos o que é ou não de Deus.
Logo podemos perceber, á luz da Palavra de Deus, que aquilo que não tem propósito, nem objetivo algum concerteza não vem de Deus, pois tudo o que Deus faz, inclusive de forma incomum, possui um objetivo. É o que chamo de a "aparente loucura" de Deus. Mas, que na verdade, é uma sabedoria mais sublime do que a mente dos homens podem alcançar.
Infelizmente a igreja sofre por que alguns pastores não interferem na carnalidade demonstrada por alguns crentes, e também sofre quando estes tentam interferir nas formas "incomuns" de Deus usar seus servos.
Precisamos é de muito discernimento e sabedoria de Deus. Que possamos ensinar nossas ovelhas á serem moderadas, sábias, mas também a nunca limitarem a operação do Espírito Santo em suas vidas.
Que Deus abençoe a todos,
Pr. Flávio Alves
(citações: Manual do Pastor Pentecostal-CPAD)
Qual sua opinião sobre o assunto?
Um certo pastor afirmou em seu blog: "A igreja precisa de aviãozinho, entregador de pizza, sapato de fogo, marcha soldado e outras práticas do chamado "reteté"? É claro que não. Isso são práticas de "pregadores meninos" e "igrejas meninas"."
Amado pastor e queridos irmãos em Cristo,
De fato, existem muitas aberrações e exageros "pentecostais" por parte de alguns irmãos que são verdadeiros "meninos" e praticam tais coisas como se isso fosse edificá-los em alguma coisa.
Contudo, minha advertência é para os extremistas de ambos os lados:
1º Qual edificação os pulos, marchas, danças e outras coreografias trazem para a igreja? Ou mesmo para que as fazem? Onde a carne reina, de fato, haverá prejuízos na Obra de Deus. Alguns querem parecer mais espirituais do que os outros e fazem tais coisas para chamar a atenção(e estão conseguindo).
Portanto, a primeira advertência seria para aqueles que se usam, que são carnais, e que podem(até incoscientemente) estarem sendo usados por demônios, conforme fui ensinado pelo reverendo e saudoso Pr.Isaac Martins.
2º A segunda vai para aqueles que não aceitam certas formas de Deus usar seus servos. Deus usa como quer, do jeito que quer e da forma que quer e não precisa dar satisfação á homem algum. Deus é soberano, e quem é o homem, por mais graduado que seja, para ditar o jeito que Deus pode usar uma pessoa ou não?
Já vi Deus usar alguém marchando para curar câncer, outro apenas colocando as mãos; já vi Deus falar poderosamente no 'trovão' e também na 'brisa'. Deus opera de várias formas. E as vezes nem podemos discernir.
" O desafio final para os líderes pentecostais acha-se na área das demonstrações e/ou fenômenos sobrenaturais. É nesse foro onde o ministro, sobretudo o pastor, tem que buscar 'discernimento espiritual'.
Ao longo da história pentecostal, Deus tem usado demonstrações incomuns para dar a necessária ênfase ao Corpo de Cristo ou para falar diretamente ao não-crente...Não devemos presumir que algo, por ser incomum, não é de Deus."
Devemos ter cuidado ao taxarmos o que é ou não de Deus.
Logo podemos perceber, á luz da Palavra de Deus, que aquilo que não tem propósito, nem objetivo algum concerteza não vem de Deus, pois tudo o que Deus faz, inclusive de forma incomum, possui um objetivo. É o que chamo de a "aparente loucura" de Deus. Mas, que na verdade, é uma sabedoria mais sublime do que a mente dos homens podem alcançar.
Infelizmente a igreja sofre por que alguns pastores não interferem na carnalidade demonstrada por alguns crentes, e também sofre quando estes tentam interferir nas formas "incomuns" de Deus usar seus servos.
Precisamos é de muito discernimento e sabedoria de Deus. Que possamos ensinar nossas ovelhas á serem moderadas, sábias, mas também a nunca limitarem a operação do Espírito Santo em suas vidas.
Que Deus abençoe a todos,
Pr. Flávio Alves
(citações: Manual do Pastor Pentecostal-CPAD)
Qual sua opinião sobre o assunto?
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagem em destaque
-
Quero apenas conversar sobre o assunto, sem elaborar um tratado teológico, pois estou sem tempo no momento. Fui questionado sobre a base bíb...
-
Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24) Abraão viu que seu filho Isaque já estava na idade d...
-
O que Deus determina ninguém invalida (Isaías 14: 24,27) - O SENHOR dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como dete...