Violência e injustiça não são problemas tão atuais assim


          A violência e injustiça são os grandes problemas da sociedade moderna. Os noticiários e tele-jornais sempre estampam casos sobre a violência e a falibilidade da justiça brasileira. Cada vez mais as pessoas tornam-se mais criativas para incitar, mostrar e praticar violência contra o seu próximo. Muito se fala de violência contra a mulher, contra o idoso e contra as crianças. Mas, a verdade é que ela atinge todas as faixas etárias e em todas as camadas sociais, principalmente aqueles desprovidos de oportunidades na vida. Esta violência é alimentada pelo sentimento de impunidade e injustiça que impera na sociedade brasileira. 


        É no mínimo, estranho que a justiça brasileira puna a um juiz por ter dado ordem de prisão a um certo empresário que pagava propina e lavava dinheiro, e ao próprio delegado que o investigou. O Supremo Tribunal Federal, que deveria ser o reduto e baluarte da verdade e da justiça, está manchado por decisões que sempre inocentam os ricos, poderosos e políticos. Fiquei de "orelha em pé" ao ouvir da boca de um dos ministros alguns fatos encobertos que todos os brasileiros queriam falar.


       Mas, a violência e a injustiça não é um problema exclusivamente das metrópolis e dos dias atuais. O profeta Habacuque já clamava a Deus por respostas diante da violência e injustiças que ele via na sua época. 


(Habacuque 1:2-4) - Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniqüidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio.  Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida. 


      Não é fácil para ninguém ficar calado ou omisso diante da injustiça e violência. Não foi fácil também para Habacuque, este profeta, cujo nome significa: "abraçado por Deus", perguntou a Deus o porque Ele tolerava tudo isso diante dele."Pois que a destruição e a violência estão diante de mim " esta é a frase retrato da sociedade brasileira. "a justiça se manifesta distorcida", e esta é a frase que define a justiça brasileira. Mas, servimos a Deus que sempre responde aqueles que lhe clamam (Jr 33.3). Deus respondeu a Habacuque que enviaria os caldeus, nação amarga e impetuosa que destruiria toda aquela terra e executaria a justiça. 


         Diante daquela dura resposta Habacuque ficou aterrorizado, e clamou humildemente ao Senhor para que não usasse uma nação menos justa do que eles para destruí-los. Depois esperou e vigiou qual seria a resposta de Deus para ele.


 Este mesmo aviso divino serve para os dias atuais. 


            Deus nunca deixará impune o que comete violência e injustiça. Ainda que aparentemente Ele seja tardio em responder, não ficará sem resposta e no tempo em que o fruto da impiedade ficar maduro diante dos seus olhos, Ele executará o seu juízo sobre esta sociedade corrupta, violenta e injusta.



(Apocalipse 14:7) -  Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida