É correto usar objetos judaicos no templo evangélico?

É correto usar a Estrela de Davi, o Candelabro, a Arca da Aliança e outros objetos da Velha Aliança?

Minha opinião é:

A Igreja brasileira está adotando práticas judaizantes, e isto não é de hoje. Se for por questão de ornamentação não poderemos questionar a iconoclastia da Igreja Católica. Nós não temos a mesma aliança que os judeus tem com o Senhor Yahweh. Nós somos o Novo Israel de Deus, mas a aliança da Igreja de Cristo (Graça), não pode ser confundida com a aliança dos filhos de Abraão com Deus (Lei). São duas alianças diferentes, ou você está debaixo da Lei ou debaixo da Graça. 

A Igreja de Cristo não precisa de ornamentações israelitas em nosso meio, a não ser em cursos teológicos ou em palestras, onde se explica o simbolismo(tipologia) dos objetos sagrados que aponta para Cristo. Se temos Cristo, porque precisamos da sombra? Se temos Cristo porque precisamos de simbolismos da Velha Aliança! Estamos na Nova Aliança! 

Creio, que a intenção é o que vale, contudo, deve haver ressalva para que não judaizemos a Igreja de Cristo. Algo que o apóstolo Paulo tanto combatia. Minha conclusão é que estes símbolos são desnecessários e desvirtuam o verdadeiro cristianismo!

Afinal, somos pastores e não rabinos. Somos cristãos e não judeus. Não precisamos de circuncisão ou celebrar as festas judaicas. Respeitamos e admiramos, mas em Cristo toda a Lei e todos estes símbolos foram cumpridos. Resta-nos agora as lições para nos ensinar. Não podemos confundir a igreja de Cristo com uma sinagoga. 

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida