SALMOS 42



SALMOS 42 
Uma sede de Deus
Meditações e Reflexões

O livro dos Salmos é chamado no hebraico de "Tehilim" ou "Sophar Tehilim" que significa "Livro dos Louvores". É o hinário do povo de Deus, assim como é a Harpa Cristã para a Assembleia de Deus. É uma coletânea de cinco livros. Ele verbera sobre as mais profundas experiências e necessidades do coração humano de uma forma poética, exercendo atração forte a qualquer leitor. (Leia mais no post anterior Clique ). Os principais tipos de Salmos são os de louvor, júbilo, sabedoria, liturgia, lamentações e cânticos festivos.

O escritor do Salmo 42 não pôde ser identificado, nem a época que ele o escreveu, se antes, durante ou depois do cativeiro babilônico em 586 a.C. Mas, podemos entender que era um levita, que por algum motivo, provavelmente enfermidade, ele estava impossibilitado de subir ao Templo. Este salmo está inserido entre os salmos de lamentações. Ele e o Salmo 43 formavam uma unidade. Por isso o 43 não possui título, assim como o 71. Os versículos 5 e 11 do 42, e o versículo 5 do 43 são iguais porque são as estrofes do hino.

Possui uma estrutura semelhante a dos demais salmos de lamentações: Angústia, Afronta, Clamor, Libertação, Restauração/Livramento, Louvor/Agradecimento. Mas, nem todo salmo de lamentação termina com agradecimentos pelas vitórias, alguns poucos terminam com tom de desespero porque Deus não atende a todas as orações. E a resposta para isso está na Eterna Onisciência divina.

O que podemos afirmar acerca do autor, é que ele não se conforma apenas com uma vida religiosa farta. Para ele não adianta apenas "orar e ler a Bíblia", ele anela por algo mais.

Salmos 42:1: Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!

O cervo é um animal aparentemente dócil. Mas, é um animal veloz. Quando perseguido por algum caçador ou predador, ele procura as correntes das águas. Pois, na água ele encontra renovação para as suas forças. É uma corrida desesperada pela sobrevivência. O salmista fala de correntes de águas e não de poços, porque no verão os poços secam, mas as correntes não. O salmista tem sede de Deus, a sua vida depende dessas correntes de águas. Os poços de águas do mundo não podem renovar nossas forças, somente as correntes de águas que fluem da presença de Elohim podem nos dar forças para vencermos os inimigos. Você suspira pela presença de Deus?

Salmos 42:2:A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?
Todo genuíno e sincero cristão sabe que a leitura da Palavra de Deus é fundamental para sua vida espiritual. A oração é um alimento diário, e a santidade é além da prática da Palavra, imprescindível. Contudo, nada substitui a presença imediata de Deus. É dela que emana a vida. Quantos são profundos conhecedores da Bíblia, mas sua vida espiritual está morta? Somente a experiência pessoal com Deus pode matar a sede da alma do ser humano. Não existe outra comparação melhor para a necessidade da presença de Deus para a vida do ser humano do que a sede. A ciência diz que quando sentimos sede é por que já perdemos 5% da água do nosso corpo. Temos mais água do que carne e ossos. Podemos viver dias sem comida, mas, não sem água. Água é vida. O salmista está dizendo para Deus: "Eu não quero vê-lo além do túmulo, eu preciso vê-lo agora!" Estudar a água não mata a sede, assim precisamos de Deus. E não é dos deuses mortos que o mundo adora, é do Deus vivo!

Salmos 42:3: As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?

As lágrimas e as zombarias. As lágrimas mais densas são as de tristeza profunda. O estado daquele homem fazia lhe pintar um quadro de abandono. Parecia que Deus o havia se ocultado dele. Quantas vezes em nossas vidas houve momentos que parecia que Deus estava escondido de nós? O mundo olha para o sofrimento que existe, paras as tragédias que acontecem, para as intempéries da vida e dizem: "Deus está morto", ou simplesmente zombam dizendo: "Onde está o teu Deus?" Quero dizer-lhe que o diretor só costuma se apresentar no final da peça.

Salmos 42:4:Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão. Fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.

O salmista lembra-se de quando ia com a multidão louvando a Deus. Provavelmente ele era um levita, que dirigia os louvores. Mas, ele não estava se referindo a um ritual de adoração. Um culto externo, de aparências. Ele ia ao Templo para adorar com sua vida, e sua vida era adoração. Quão diferente dos nossos dias, em que nossos cultos se parecem com locais de encontro, clubes, desfiles de moda, ou baile de máscaras. Adoração não é abrir a boca para cantar apenas, é rasgar a alma para chamar a atenção de Deus. Não é demonstração externa de religiosidade, é quebrantamento interno.

O salmista lembra-se de momentos felizes na sua vida. O diabo é especialista em desenterrar o passado triste das pessoas. Pois, ele sabe que os fantasmas das tristes lembranças são os mais terríveis agentes da depressão e da dor. Pare de se lembrar de coisas ruins. Lembre-se de quantas vezes Deus te deu motivos para cantar!

Salmos 42:6: Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.

O estado de amargura ou angústia nos fazem clamar a Deus com gritos de socorro, tal como a criança que chorava no deserto por água. Mas, o anjo apareceu a Hagar e mostrou uma fonte de águas, pois Deus ouviu o choro da criança (Gn 21.37). Não se desespere, Yahweh Roi é aquele que vê e ou ouve o clamor do seu povo. Desde os lugares mais belos e férteis, até os mais inóspitos, ou dos mais profundos vales aos mais altos montes, sempre devemos lembrar de Deus. O Senhor não pode ser esquecido nos momentos felizes, já que sempre é lembrado nos momentos de dor.

Salmos 42.7: Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.

O escritor agora compara a sua vida como uma encosta à beira de um rio, que pela força das suas ondas vai desmoronando e abismos vão se alargando a cada ímpeto de sua força. Ele se sente atacado e combatido por correntes pesadas de águas. Suas forças estão se desmoronando. Ele tenta argumentar com Deus que sua alma está se desmoronando. Ele precisa de socorro e de ajuda. Não podemos economizar palavras ao orarmos. Devemos imitar o salmista ao escancarar os porões de seus sentimentos no altar da oração. Diante dele devemos abrir e escancarar a nossa alma e o nosso ser, nada deve se esconder em nenhum recôndito. Seja sincero em suas orações (Sl 25.1).

Salmos 42.8: O Senhor mandará a sua misericórdia de dia, e de noite a sua canção estará comigo, uma oração ao Deus da minha vida.

As infinitas misericórdias de Deus que se renovam a cada manhã são a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22). Misericórdia é lançar o coração na miséria do outro e estar pronto em qualquer tempo para aliviar a sua dor. A palavra hebraica para misericórdia é chesed: “é a capacidade de entrar em outra pessoa até que praticamente podemos ver com os seus olhos, pensar com sua mente e sentir com o seu coração. É mais do que sentir piedade por alguém (Barclay, Mateus p. 112). Deus que é riquíssimo em misericórdia (Ef 2.4) penetra até as nossas dores e necessidades, e é por isso que cuida de cada um de nós. Diante da graça manifesta na misericórdia, Ele nos enche de gratidão, e mesmo nas noites com as mais densas trevas podemos orar em forma de canção que "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã..." (Sl 30.5). Confie nas misericórdias de Deus e poderás suportar as noites como Paulo e Silas, orando e cantando hinos de adoração a Deus. Aleluia!!

Salmos 42.9: Direi a Deus, minha rocha: Porque te esqueceste de mim? Porque ando lamentando por causa da opressão do inimigo?

Mas, a dor ainda persiste no salmista, e ele se volta para Deus. Quando leio este versículo, me lembro do nobre José. Este notável jovem que sofreu duros golpes desde o dia que recebeu sonhos que revelavam seu brilhante futuro. No entanto, estava numa cela escura, numa prisão acusado injustamente. Esquecido pelo copeiro de faraó, nos duros anos que passou ali poderia clamar como este salmista: "Porque te esqueceste de mim?" Antes de sermos "lembrados" por Deus é necessário enfrentarmos a solidão insólita nos desertos do esquecimento. Somente aqueles que foram esquecidos é que poderão de fato valorizar a posição e os presentes que Deus lhe concederá. Deus não se esqueceu de você. A preparação de Deus sempre inclui o esquecimento, a solidão, seja na caverna de Adulão ou no ribeiro de Querite, mas contudo, sempre a provisão de Deus estará presente. Até um caco de telha é sinal que Ele não deixa seus filhos desamparados!

Salmos 42.10: Com ferida mortal em meus ossos me afrontam meus inimigos, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?

Quando Herodes matou a Thiago e pretendia fazer o mesmo com Pedro, poderiam perguntar: Onde está o teu Deus? Eu responderia: Preparando os vermes para devorar o orgulhoso rei e provar que toda glória pertence a Ele. Quando Estevão estava sendo apedrejado por raivosos radicais judeus, alguém poderia perguntar: Onde está o teu Deus? Eu responderia: Assentado num alto e sublime trono e se pondo de pé para receber o primeiro herói da sua Igreja. Quando os cristãos eram massacrados e mortos nas arenas romanas, poderiam perguntar: Onde está o teu Deus? Eu responderia: Está implodindo os corações de Roma, e fazendo a cruz vencer a espada para breve fazer até o imperador se curvar diante dela. Enquanto o mundo atual desaba numa decadência moral e espiritual, e a Igreja está sendo mais perseguida dos que nos seus dias primitivos, poderiam perguntar: Onde está o teu Deus? Eu responderia: Está dando ordem ao arcanjo para segurar a trombeta que em breve irá tocar e todos os mortos ouvirão a voz daquele que vive! Aleluia! Enquanto o mundo pergunta: Onde está o teu Deus? A Igreja nunca esteve tão convicta de onde Ele está: Está às portas, prestes a se revelar e todo o olho O verá, com poder e glória, e então diremos: Eis aí está o nosso Deus! Forte, poderoso e tremendo! Aleluia!!!

Salmos 42.5,11: Por que estás abatida, ó minha alma, e porque te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda O louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.

Esperar não é fácil, mas é necessário.Tudo o que é bom requer espera. O salmista consegue sair de si imaginariamente e dizer para si próprio estas palavras. Não é um ato de loucura. É reflexão. É muito fácil pronunciarmos palavras boas para os outros. Mas, quando o problema está conosco não produzimos fé suficiente para acreditarmos naquilo que falamos. Deus deseja que você produza uma fé capaz de profetizar, proferir uma palavra de ânimo e esperança para si mesmo em momentos de dor e de angústia. Seja forte e se levante do pó. Não se renda, seja amigo de você mesmo e se reanime, diga para sua própria alma: "Espera mais um pouco! Você ainda vai louvar a Ele pelas vitória que Ele te dará." Seja um profeta de Deus para sua própria vida.

Pr. Flávio Alves



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida