TODOS ATRAIREI A MIM

TODOS ATRAIREI A MIM
draw all men unto me


E eu, quando for levantado na terra, todos atrairei a mim. João 12.32

Estas foram palavras de Jesus. Na ocasião alguns gregos pediram aos discípulos para ver Jesus. Esta frase provoca em mim um aperto no coração. Pois, vejo que o Mestre estava se referindo à sua cruz. O momento mais intrigante da História que consistia na sua missão.

"Para isto vim." Disse Jesus. Ele sabia da sua missão, de como haveria de cumpri-la. O quão iria sofrer como prova do amor que possuía pela degenerada raça humana. Não consigo ler estas palavras e pensar que Ele não sabia que iriam matá-Lo. João foi o discípulo que mais apresentou o Mestre como aquele que sabia quando, onde e como iria morrer. O que me dói, é saber que os homens hoje não compreendem por quem e por que Ele morreu.

Num dia em que as nuvens negras cobriram os céus de Jerusalém, e o alvoroço tomou conta da cidade. Um homem exclamava do alto de uma cruz. A multidão se apertava para vê-lo. Os soldados empurravam para contê-la. Até os sacerdotes foram até lá para ter a certeza do que fizeram. Todos olhavam para a cruz do meio. Todos exceto Deus Pai. Sim, o Deus Pai abandonava a Jesus como Filho para assentar-se como juiz. Como a dívida seria paga se não fosse assim?

Todos corriam para assistir o espetáculo. Ali estava o ser humano mais perfeito que já existiu.  Também o mais forte, pois tendo o poder de destruir seus inimigos, preferiu perdoá-los. O maior de todos os mestres, estava dando a sua última e mais importante lição. O sangue mais inocente já derramado, escoava do alto do madeiro lentamente. O sol escondia o brilho ofuscante para não queimar mais ainda a pele dilacerada do Filho do homem.

Ali estava a mais perfeita expressão de amor. O mais profundo e inexplicável silêncio, rompido apenas pelas sete declarações enigmáticas. Ele tinha sido levantado na terra. O príncipe deste mundo não conseguiu impedi-lo. Até os cruéis soldados romanos se curvavam diante dele, com olhos estatizados não conseguiam parar de olhar para Ele. 

Todos eram atraídos por Ele na Cruz. 

A palavra grega traduzida como atrair foi "holkuo", que também significa arrastar. Eu confesso, sou arrastado aos seus pés por causa do seu amor. Minha mente é arrastada pelo impressionante e majestoso plano traçado no inimaginável da eternidade pelo engenheiro das nossas almas. Seus gestos mais simples, suas pisadas mais doloridas, seu sangue mais vivo e seu olhar tão penetrante literalmente me arrasta para perto d'Ele. 

A pergunta sai pelos lábios dos menos sábios sem ressalvas: "Por quê?" Se Ele podia largar tudo, se Ele podia desistir e destruir a todos e recomeçar quantas vezes quisesse, por quê sofrer? Nem as águas do Amazonas podem se comparar ao rio de revelações que podem fruir desta pergunta. Deus se fez homem,  para morrer pelos homens, para salvar aos homens.   

Nenhuma frase ou livro é capaz de resumir os mistérios da sua graça revelada naquela cruz. É esta mensagem cativante que devemos pregar. O Cristo da Cruz atrai as pessoas a Ele mesmo, não a nós. Miseráveis pecadores incumbidos de levar homens também a Ele. Não pode ser a nossa música o atrativo das multidões. Nem nossos cantores ou a fama dos pregadores. Não é o status do título evangélico. Não são as benesses que podemos receber dele. É unicamente, maravilhosamente, Jesus que deve ser o atrativo.


Igrejas cristãs sem Cristo

É o que vejo atualmente. Querem atrair as pessoas para as igrejas por que tem o melhor louvor, por que são melhores, por são mais ricas ou lá você pode ficar rico. Tenho uma verdade inconveniente para falar: Jesus é maior que os artistas gospeis, pois transforma as pessoas ao invés de entreter. Ele é maior que os pregadores dos Gideões que pregam para aparecer. Ele é mais eloquente do que nossos teólogos, pois fala à alma e não somente ao cérebro. Jesus é maior do que tudo e do que todos. Preguemos Jesus. Nossas denominações não podem atrair mais do que o nome Jesus. Nossa eloquência não podem ecoar mais alto do que as palavras de Jesus. 

Basta de ouvirmos em nossos púlpitos: "Eu profetizo!", "eu determino", "eu não aceito"...Precisamos ouvir: "Jesus disse. "

Pregadores, deixem Jesus falar. É Ele que deve atrair. "Arrastar" multidões à Ele, à sua Cruz, à sua voz, ao seu sacrifício. 

Meu Deus! Faze-nos regressar outra vez, Senhor! Aos teus pés unicamente. Pois, eu fui atraído e arrastando para Ti. Somente para Ti.

Em oração,

Pastor Flávio Alves

Comentários

Unknown disse…
Deus o maior e único mestre que realmente existiu!
Flávio Alves disse…
Lucas Daniel,
Grato pelo comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida