Fugindo de Deus


FUGINDO DE DEUS
Uma mensagem de despertamento missionário.
Olinda, Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013.
Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?
Jonas 1:8
Nossas igrejas estão repletas de crentes descompromissados com a Obra de Deus. Cada vez mais surgem crentes cujo interesse é apenas receber as bênçãos de Deus e não querem desempenhar nenhum “trabalho” na Casa de Deus. Desejam uma vida de regalias espirituais. Seu amor para com Deus está somente naquilo que Deus pode lhes fornecer e não na pessoa de Deus. Assim como os muitos seguidores de Jesus que buscavam apenas o pão que Jesus multiplicava. Entretanto, Deus escolhe os seus canais. Certa vez, Ele decidiu escolher a Jonas, filho de Amitai para entregar uma mensagem a um povo mal que não fazia parte da linhagem de Abraão. Deus tem um trabalho específico para cada crente na Casa de Deus.

Este foi o chamado de Jonas: “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. “ Jonas 1:2. A missão de Jonas era apenas clamar contra ela, advertindo-a contra o juízo de Deus pelos seus pecados.  Estava por vir uma calamidade enviada por Deus como castigo para a cidade.  Nunca antes algum profeta fora enviado à uma cidade totalmente gentia. Mas, esta era a missão de Jonas. Os ninivitas eram assírios, um povo conhecido por nós, historiadores, como um povo guerreiro cujos soldados eram sanguinários e sem misericórdia. Mas, não importava a qualidade das pessoas que ouviriam a mensagem, Jonas tinha que pregar.

Fico observando os ministérios atuais no nosso país. Existem ministérios que afirmam trabalharem apenas com jovens, outros somente para os da classe média, outros somente para os mais idosos, ou tal grupo social.  Jesus nos ordenou pregar a “toda” criatura. Não podemos selecionar o público, todos devem ouvir a mensagem da Cruz. Não fui chamado para pregar apenas aos “bonzinhos” da nossa sociedade, o evangelho é universal. “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; “ Atos 17:30.

O profeta fujão

Essa é a fama de Jonas. O homem que tentou fugir do chamado de Deus. Esqueceu ele que: “Não há lugar na terra onde o vento não sopre”. Sabia ele que retendo a palavra de advertência os ninivitas estariam perdidos. Então decidiu fugir. O grau de sua desobediência fica evidente nas muitas vezes que ele desceu. Deus mandou ele se levantar, ele se levantou, mas não para obedecer a Deus. Desceu a Jope, desceu ao porto, desceu ao navio, depois para o porão do navio. Aquele que foge do chamado de Deus para a sua vida só faz descer no conceito de Deus. Descer na humilhação diante de Deus é um segredo para a vitória. Mas, descer em desobediência só traz conseqüências funestas.

No porão do navio, Jonas estava confortável e seguro, pensando que no meio do Mar Deus não iria encontrá-lo. Quantas vezes preferimos uma zona de conforto ao invés da obediência? “Pra que se desgastar no sol quente se eu posso ficar em casa assistindo TV?” Ficar inerte, indiferente ao invés de fazer alguma coisa para Deus é o que muitos escolhem nas nossas igrejas. Alguns precisam de um cargo para trabalhar, outros de reconhecimento, muitos querem mesmo é aplausos e elogios dos homens. Deus procura aqueles que querem fazer Sua vontade incondicionalmente!

Quantos se comportam como o jovem rico? (Mc 10.17-25). Não querem renunciar a segurança de suas riquezas para pregar a Palavra de Deus. O verdadeiro evangelho é renúncia, e isso inclui renunciar seu próprio “eu”, valores e conceitos para que Cristo, de fato, viva em mim (Gl 2.20). O comodismo, a indiferença, e a preguiça são os piores inimigos do crente hoje. Como disse um certo pregador: “o facebook só vai servir no julgamento de Cristo para provar que o motivo para não fazer a obra não era por falta de tempo.”

O profeta dorminhoco
“Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. “ Jonas 1:4
Não adianta fugir. O vento das tempestades de Deus alcançará teu barco. Nem todas as tribulações são provocadas pelo diabo. Muitos crentes estão passando ou irão passar por maus momentos por causa da sua desobediência. O navio das riquezas, da saúde, da estabilidade familiar vai ficar a ponto de quebrarem-se quando o vento de Deus começar a soprar! “Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. “Vers.5 Jonas, porém, dormia profundamente enquanto todos estavam desesperados para salvar as suas vidas. Quanta indiferença! Acorde enquanto é tempo! Talvez essa tribulação tenha vindo contra sua família, sua empresa, sua igreja esteja enfrentando essa tempestade por sua causa.

O profeta azarado

Depois que os marinheiros lançaram sortes para saber quem era o pivô daquela tempestade sobrenatural viram que Jonas era o culpado. Então lhe fizeram esta pergunta: Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? Jonas 1:8 O que fazemos determina quem somos. Jonas teve que declarar para os marinheiros vindos de tantos países e nações quem ele era. Ele teve que cair em si. Assumir sua função, quem ele era, o que ele fazia.

Vivenciamos um período de crise de identidade na mente das pessoas. Principalmente os cristãos. O sal do cristianismo parece estar se tornando tão insípido que já começa a ser pisado pelos homens. Enquanto pregadores se transformam em vendedores, os púlpitos em balcões, o evangelho em mercadoria, e nossas igrejas em empresas, perdemos nossa identidade. Não somos mais conhecidos como o povo da Bíblia, e sim como o povo da rosa ungida. O mundo vê as igrejas como: “pequenas igrejas e grandes negócios”. Enquanto o apóstolo Paulo morou numa casa alugada, os líderes evangélicos constroem seus impérios. Perdemos nossa identidade. Não sabemos mais quem é e quem não é.

Os filhos dos profetas gritam: Morte, morte na panela da Record! Comprada com dízimos e se diz ser de evangélicos. Os artistas gospel comem na mesa profana de Jezabel na Rede Globo. Onde está Elias? As músicas evangélicas fazem os jovens pular e dançar, e nunca se ajoelhar. Afinal, o que é ser evangélico hoje?

Nossos crentes não sabem o que são, a que povo pertencem, nem o que fazem!

Eu estou escrevendo agora como profeta de Deus, para afirmar: “Nós, mais do que nunca, precisamos saber o que somos, o que fazemos e a que povo pertencemos!”

Você precisa cair em si. Qual tua função no mundo? O que você nasceu para fazer? Será necessário Deus balançar o teu barco para você cair em si? Desperta antes que seja tarde demais. Quantas Nínives estão precisando de ouvir a mensagem e você está fugindo? As Nínives hoje são os becos dominados pelas drogas, as famílias aprisionadas pelo álcool e traições, o depósitos de seres humanos chamados de presídios, um jovem que se prepara para brincar carnaval, mas sabendo que será seu último carnaval. O que você está fazendo para mudar essa situação?

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida