INIMIGOS DA OBRA, AGENTES DO DIABO- esboço

INIMIGOS DA OBRA, AGENTES DO DIABO.

E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito; e escarneceu dos judeus. Neemias 4:1

A Bíblia é um livro espetacular. Ela nos fornece um compêndio infinito de conselhos e histórias que nos ensinam a viver bem e feliz. Também é um livro de estratégias. Um livro que exorta à vigilância e cuidados para identificarmos tudo o que pode prejudicar as nossas vidas. Ela não esconde os defeitos e os fracassos dos homens. Mas, os revela a fim de nos deixar o exemplo. O livro de Neemias é uma fonte infinda de lições poderosas para as nossas vidas. Conta-nos a história do copeiro do rei da Pérsia que foi levantado por Deus para reedificar os muros de Jerusalém. E quando começou a fazer a grande tarefa que beneficiava o povo de Deus, levantou-se a oposição. Tobias, Sambalate e Gesém ao ouvirem as notícias do início das obras se iraram grandemente.

Conscientize-se que nem todos se alegram com a prosperidade da Obra de Deus. Nem todos desejam ver o bem daqueles que amam a Deus:

a)            Porque não são de Deus.
b)           Porque não vão usufruir das bênçãos de Deus.

1ª Estratégia do diabo “Que fazem esses fracos judeus?” Vers.2: DESPREZO:
a)            Despreza quem somos.
- Faraó desprezou Israel e acabou morrendo afogado no Mar Vermelho.
- Jezabel desprezou as profecias de Elias e acabou sendo jogada da janela e morreu atropelada!
- Nabucodonosor desprezou os 3 jovens e acabou reconhecendo que o Deus deles era o verdadeiro.

b)           Desprezam o que fazemos.
- Não reconhecem as promessas de Deus.
- Não conhecem o Deus das promessas.
- Vai acabar envergonhado e destruído!
Há pessoas que menosprezam o trabalho dos que se esforçam pela obra do Senhor.
Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Isaías 41:11
Pois eis que os teus inimigos, SENHOR, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade. Salmos 92:9
"Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa" (2 Cr 15.7)

RESULTADO DA ZOMBARIA: Porém edificamos o muro, e todo o muro se fechou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar. Neemias 4:6
Enquanto zombam o crente trabalha, enquanto criticam o crente ora!

2ª Estratégia do diabo: E ligaram-se entre si todos, para virem guerrear contra Jerusalém, e para os desviarem do seu intento. Neemias 4:8 - O CONLUIO

Há um provérbio antigo que diz: "Iguais com iguais facilmente se congregam".
a)            Os cinco reis se juntaram para impedir o avanço de Josué, foram destruídos de uma vez só!
b)           Absalão se rebelou contra Davi e acabou morto pendurado no Carvalho!
c)            Fariseus e escribas se juntaram muitas vezes para fazerem armadilhas contra Jesus, voltaram envergonhados!
d)           Os inimigos se juntam, porém serão destruídos de uma só vez!
e)           A reação de Neemias? Apresentou a Deus os seus inimigos. "Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e caia o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e faze com que sejam um despojo, numa terra de cativeiro" (Ne 4.4).
E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar. Jeremias 1:19
Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. Apocalipse 17:14

3ª Estratégia do diabo: Disseram, porém, os nossos inimigos: Nada saberão disto, nem verão, até que entremos no meio deles, e os matemos; assim faremos cessar a obra. Neemias 4:11 TENTAR PEGAR O CRENTE DE SURPRESA.

a)            II Rs 6.8 Eliseu descobre as emboscadas dos siros contra o povo de Deus. Deus revela as estratégias do diabo quando ele ainda está planejando.
E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos, e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua obra. Neemias 4:15
b)           Não adianta apenas fazer a obra tem que haver vigilância.
"... e pusemos uma guarda contra eles, de dia e de noite, por causa deles" (Ne 4.9).
E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os líderes estavam por detrás de toda a casa de Judá. Neemias 4:16
c)            O rei Ezequias fez a obra do Senhor maravilhosamente bem, entretanto não vigiou, recebeu espiões que lisonjeavam com os lábios, mas estavam, na verdade, investigando os pontos fracos e fortes de Israel (Is 39.1,2).

4ª Estratégia do diabo: Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal. Neemias 6:2 CONVITES MALIGNOS

a)            FALSIDADE: Quando os opositores da obra não conseguem nos derrotar eles tentam se aliar.
b)           Mas, Neemias lhe respondeu: E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco? Neemias 6:3
- Ele não perdeu o foco: “Estou fazendo uma grande Obra!”.
- Ele não desceu ao nível dos adversários: “de modo que não poderei descer;”
- Ele não quis perder tempo: “por que cessaria esta obra...?”.

5ª Estratégia do diabo: Ne 6.6 Sambalate insinuou que Neemias queria ser rei, foi sua última cartada para tirar Neemias da Obra: A CALÚNIA.

a)            A calúnia vem através dos mexeriqueiros. Nem sempre são eles que caluniam, mas servem como porta-vozes do diabo para espalhar:
Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR. Levítico 19:16
"Não espalhem calúnias entre o seu povo. "Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:16
b)           A calúnia vem de quem está perto:
Ó Deus, a quem louvo, não fiques indiferente,
pois homens ímpios e falsos dizem calúnias contra mim, e falam mentiras a meu respeito.
Eles me cercaram com palavras carregadas de ódio; atacaram-me sem motivo.
Em troca da minha amizade eles me acusam, mas eu permaneço em oração.
Retribuem-me o bem com o mal, e a minha amizade com ódio.
Salmos 109:1-5

6ª Estratégia do diabo: "E conheci que eis que não era Deus quem o enviara; mas essa profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram. Para isso o subornaram, para me atemorizar, e para que eu assim fizesse e pecasse, para que tivessem alguma causa a fim de me infamarem e assim me vituperarem. Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadia e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me" (Ne 6.12-14). A FALSA PROFECIA

a)            A profecia pode vir da carne, do diabo e de Deus. Tem gente que se vende a Satanás como boca dele no meio do povo para espalhar mentiras, a fim de dividir o rebanho.
b)           Deus dá visão e discernimento para tirar a capa da mentira e do engano.
RESULTADO: Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. Malaquias 3:18

1º O SERVO DE DEUS
Através do testemunho e do histórico de uma pessoa podemos perceber quem realmente ela é:
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Mateus 7:17
“porque pelo fruto se conhece a árvore.” Mateus 12:33
Neemias terminou a Obra para glória de Deus!

2º O ÍMPIO
"E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, temeram todos os gentios que havia em roda de nós e abateram-se muito em seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra" (Ne 6.16).

O fim de nossos inimigos é a sua própria confusão e destruição. O fim daqueles que são fiéis é suas vidas serem motivos do nome do Senhor ser glorificado. Não adianta os agentes do diabo acusarem, nem tentarem levantar-se contra a obra de Deus, pois foi Jesus quem disse: Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18

Pr. Flávio Alves

Comentários

soldadovalente disse…
Maravilhoso esboço vou usar em minhas ministracoes. Deus continue te abençoando.

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida