Saindo do Ventre do Inferno


Saindo do Ventre do Inferno
Uma mensagem de advertência para quem gosta de fugir das suas responsabilidades

E veio a palavra do SENHOR a Jonas ..
Jonas 1:1

Jonas foi um homem de oração. Através da oração ele obteve as revelações de Deus para sua vida até o momento em que chegou uma mensagem que ele não queria entregar. Jonas conhecia parcialmente o caráter divino. Ele conhecia o amor e as misericórdias divinas:  ...pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Jonas 4:2 Teve que aprender algumas lições da forma mais difícil, passando pelo "ventre do inferno"!

A primeira lição que aprendo na história de Jonas é que existe uma grande responsabilidade sobre os ombros dos arautos de Deus. Ezequiel 18 nos apresenta muito bem essa responsabilidade. O profeta de Deus não cuida apenas da sua própria alma, mas é responsável em advertir os pecadores da consequência de seus pecados. Jonas tinha a responsabilidade de avisar uma cidade inteira da justiça divina.
Aprendemos no Gênesis que o pecado de um povo tem limites e pode provocar a ira divina sobre si. Os filhos de Jacó  se mudaram, viveram e se multiplicaram no Egito até que a iniquidade dos cananeus chegasse no limite da tolerância divina. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. Gênesis 15:16. O pecado dos ninivitas eram muitos. Como cidade assíria, podemos inferir que seus habitantes eram cruéis e sanguinários. Podemos saber isso por que os assírios eram temidos devido à ferocidade com que invadiam as terras de seus inimigos. Matavam seus habitantes e os que sobravam, prendia-lhes uma argola tipo anzol nos narizes dos soldados vencidos, arrastando-os até Nínive onde tinham as cabeças cortadas e postas umas sobre as outras em um grande portal de crânios humanos na entrada da cidade.

Mais do que outras cidades, esta merecia ser destruída. Tanto na mente de Jonas, quanto na mente de Deus. Entretanto, para Deus era necessário dar uma amostra da graça divina no cânon do Antigo Testamento. Por que ele não avisou Sodoma e Gomorra antes de destruí-las? Creio eu, que por que nessas cidades havia o grande testemunho de Jó e sua família, sem contar com Abraão. Nós sabemos que é a presença dos santos que impede a destruição das cidades pela ira de Deus (Gn 18.32). Mas, em Nínive não havia testemunhas de Yahweh para que aquele povo tivesse uma revelação maior da justiça divina.

Sem compreender essa faceta do caráter divino, Jonas decidiu fugir. Desceu a Jope, depois para o navio, depois para o porão do navio. Deus percebeu que ele queria ir para baixo a fim de se esconder de quem estava em cima, então providencia um meio de leba-lo ao ponto mais baixo dos mares, com o objetivo de que ele conhecesse outra faceta dos atributos de Deus: A Onipresença!

Bem acomodado no navio, ele pensou que não haveria consequências. Mas, mal sabia ele que a providência divina já tinha arranjado um meio de transporte um pouco diferente. Quando pensamos que vamos surpreender a Deus com nossas atitudes, perceberemos logo que nada surpreende aquele que é Onisciente. 

Querido leitor, nossas desobediências trazem consequências trágicas para nossas vidas. Para Jonas foi uma terrível tempestade. E para nós? Tempestades dentro do lar, emprego, igreja. E o pior, aqueles que estão perto também podem ser atingidos por ela. Quantos lares estão inquietos ou perturbados por causa da desobediência de um dos familiares? Existem tempestades naturais, outras sobrenaturais. Estas últimas podem ser provocadas pelo diabo, ou pelo próprio Deus. Não espere estar no meio de uma confusão para reconhecer seus erros. Não espere todos acusarem você como o culpado de todos os problemas que acontecem. Os marinheiros viam a fúria de Deus naquela tempestade. Jonas via o castigo de Deus. Eu vejo a misericórdia de Deus para Jonas em lhe dar uma nova chance.

Sim. Deus está lhe dando uma nova chance. Ele está bagunçando tudo ao seu redor para que você acorde e volte para Ele. Você não pode fugir das suas responsabilidades! Imagine se o presidente fugisse de sua responsabilidade. Você tem um chamado de Deus. Não fuja desse chamado. O preço pode ser muito alto. A vida dos teus familiares estão em jogo. A existência do teu casamento. A sobrevivência do teu ministério depende disso.

Quando Jonas reconheceu aos marinheiros quem ele era e o por que de tudo aquilo, os marinheiros devem ter ficado desesperados. Por que imaginaram, quem escapará das mãos do Deus dele? Se até nos mares e oceanos ele manda!? Quando Jonas falou que era necessário que ele fosse lançado ao mar, os marinheiros não acreditaram. Quem vai acreditar num profeta fujão? Quem vai dar crédito a um crente desobediente?

Depois que viram que não podiam se salvar, lançaram Jonas ao mar. Deus tem infinitos meios e recursos para executar sua vontade. Nesse caso, fez o profeta viajar num grande peixe pelas profundezas do mar. Fique queto! Deus está providenciando um escape para você. Mas, não será do seu jeito, nem de acordo com teus pensamentos. Ele vai surpreender você!

Infelizmente Jonas não pôde discernir que Deus estava trabalhando ao seu favor. Deus havia preparado o primeiro submarino da história para carregar seu profeta. A palavra hebraica traduzida por "preparar", vem de uma raiz hebraica que significa constituir oficialmente. Dessa forma, entendo que Deus ordenou ao peixe que engolisse o profeta e o levasse para um certo local no continente.

Quero dizer-lhe que Deus está constituindo oficialmente um meio de te levar até o lugar que Ele determinou!

Jonas, entendo eu, só veio clamar no terceiro dia no ventre do peixe. Será que ele pensou que Deus iria matá-lo? Por que Deus só tirou ele de lá depois que ele orou? Encontramos a resposta na sua oração: 

Lançado estou de diante dos teus olhos ... 
Jonas 2:4
Ele pensou que Deus mesmo o expulsara da sua presença. Pensou que Deus o tinha abandonado e esquecido. Afinal para que serve um profeta que não obedece?

Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. 
Jonas 2:7

Jonas agora aprendeu que até da profundeza dos mares Deus ouve a oração do rebelde arrependido! Não importa se estás também no "ventre do inferno", Deus ouvirá tua oração! O que Ele quer é te dar uma nova chance de obedecê-lo. 

Pr. Flávio Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida