Quando o leão virou um cordeiro At 9.1
      
  Quem era: Quando nasceu colocaram-lhe o nome de Saulo para honrar o primeiro rei de Israel. Estudou filosofia, retórica, matemática e as Escrituras. Freqüentava regularmente a sinagoga e se tornou um fariseu. Foi educado pelo famosíssimo rabino fariseu, Gamaliel. Era famoso em Jerusalém por ser o jovem mais dedicado do farisaísmo. Seu zelo ardente pela religião o levou a perseguir ferrenhamente os seguidores de Jesus, não poupando nem os melhores.

(Atos 9:1) - E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

2.      Havia provado sangue e agora desejava mais. Ele respirava ameaças e mortes por que agora vivia para perseguir, prender, espancar e matar os que seguiam Jesus.

(Atos 9:2) - E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3.      Damasco é uma das cidades mais antigas do mundo. Ficava a 240 km de Jerusalém. Até hoje existe a Rua Direita.

(Atos 9:3) - E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

4.      Ele viu uma grande luz (22.6) em pleno meio-dia! A luz de Cristo é mais forte que a da luz do sol do meio-dia.

(Atos 9:4) - E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
(Atos 9:5) - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

1º FATO: Jesus está vivo! Ao contrário do que os ateus acham, Jesus não foi apenas um homem como Gandhi, Confúcio, Mandela ou outro ser humano diferente, ele foi o único que ressuscitou dos mortos e hoje está VIVO assentado à direita de Deus! Isto é, Jesus Cristo é Deus (Is 9.6).

2º FATO: Quem persegue crente, persegue a Jesus. "E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues". Eis um recado para todos que perseguem qualquer pequenino da "eklésia" (igreja) do Senhor. O que será daqueles que ainda hoje perseguem os cristãos na China, Índia, Irã e tantos países onde o evangelho é hostilizado.

3º FATO: Saulo o chamou de Senhor: Ele reconheceu que Jesus é o Senhor da Glória! Aguardo o dia em que todos os perseguidores de Cristo e dos seus servos reconhecerão Jesus em alto e bom som: "Senhoor!" (Romanos 14:11) -  Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. 

4º FATO: Saulo se rendeu. O mundo(a humanidade) mesmo durante a Grande Tribulação se levantará contra Deus e seu Filho. Mas, um dia terão que se render ante o seu divino e absoluto poder!

5º FATO: Jesus estava no alto, enquanto Saulo estava em baixo. Jesus estava falando mais que suas palavras diziam para Saulo: “Eu Sou Jesus que está vivo, ressuscitado dos mortos, assentado á direita de Deus, como Estevão falou e tu não creste. E tu és aquele que persegue os meus seguidores e agora estás ai, no chão, humilhado, rendido, apavorado por que não passas de um homem fraco diante de um Deus Onipotente.”

6º FATO: Não adianta lutar contra Deus, tal como um boi que dar coices contra o aguilhão quando lhe é colocado o jugo, pois quem manda é seu senhor. O homem que luta contra Deus, é como um peixe que luta contra o anzol de um bom pescador, quanto mais ele se bater mais rápido se renderá e em breve estará dentro do barco!

(Atos 9:6) - E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. 


7º FATO: A partir de agora Saulo receberia ordens do Senhor Jesus a quem ele perseguia.

Jesus derrubou o orgulho de Saulo até o pó, a fúria do homem foi apagada pelo resplendor da glória de Deus, e o leão feroz foi transformado em um cordeiro cego e manso! Dependente inteiramente da graça daquele a quem ele perseguiu. Como Jesus é maravilhoso e sua graça é infinita:

A partir daí ele passou a dizer: (Gálatas 2:20) -  ... e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Abreu e Lima, 25 de Março de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pular, rodopiar e marchar são legítimas manifestações pentecostais?

Abraão, Isaque, Eliézer e Rebeca: Uma tipologia da volta de Cristo (Gênesis 24)

O que Deus Determina Ninguém Invalida