quarta-feira, 12 de novembro de 2025

O VERBO SE FEZ CARNE


O VERBO SE FEZ CARNE

¹⁴ E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 

João 1:14

    Deus cumpre suas promessas. A primeira promessa da Bíblia é conhecida como protoevangelium e está em Gênesis 3.15: "¹⁵ E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. " Deus prometeu que da mulher iria nascer um homem que iria ferir a cabeça da serpente. Ferir foi traduzido do hebraico "shuwph", que também significa esmagar. Dessa forma, Deus prometeu que futuramente um homem iria esmagar a cabeça de Satanás. Passando pelos períodos do Éden até o profeta João Batista, a expectativa era de que o Messias viria para cumprir essa profecia. O apóstolo João afirma que o que antes era apenas palavra, verbo e profecia divina se tornou carne na pessoa de Jesus. Isto é, a palavra se tornou palpável, visível e humana. Mas, qual o propósito de um Deus se tornar carne e habitar entre nós?

1º Para revelar o Pai

    Até Jesus, Deus era conhecido como o Criador, o Altíssimo, o Senhor dos Exércitos e por vários títulos que denotam a grandeza, superioridade, força e poder de Deus. Ele era visto como um ser tão grande e ao mesmo tempo tão distante dos seres humanos comuns. Sua revelação era apenas para alguns escolhidos de tempos em tempos. Mas, aparece Jesus pregando às margens do mar, na relva, nas praças, no Templo e nas sinagogas. E quando Jesus ensina os seus discípulos a falar com Deus, Ele usa um título incomum para se referir ao Criador: "Pai nosso, que estás nos céus" (Mt 6.9). 

    João diz que "Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. " João 1:18. Jesus veio para revelar um Deus que é nosso Pai, que nos ama com um imensurável amor (Jo 3.16), que sabe o que necessitamos antes mesmo que lho peçamos (Mt 6.8). E que Ele é um pai que se preocupa com o bem-estar e felicidade dos seus filhos (Mt 7.11). Quero dizer-lhe que você não está sozinho no mundo, você tem um Pai que está atualizado acerca de tudo o que acontece na sua vida. Ele quer que todos se tornem seus filhos (Mt 5.45). 

2º Para se tornar o Fiel e Sumo Sacerdote

    A função do sacerdote é representar os homens diante de Deus. E Deus tirou do meio dos homens a Jesus Cristo para ser nosso Fiel e Sumo Sacerdote. O Sumo Sacerdote dos tempos do Novo Testamento estava apenas preocupado consigo mesmo e sua família, suas prioridades eram riqueza, poder e status. Mas, Jesus é diferente. Hebreus diz que Jesus sofreu e passou por todas as experiências humanas como fome, sede, dor, sofrimento, aflição, exceto o pecado, e por isso é o perfeito sacerdote do ser humano diante de Deus. Toda a sua trajetória de trabalho, perseguição, calúnias, crucificação e morte O preparou para ocupar esta posição. Ele sentiu na pele a dor de ser traído, de ser vítima de mentiras, de inveja e calúnia. Ele sentiu cada chicotada em sua carne, a dor de ser abandonado na cruz e de estar à morte. Ele sabe o que você está passando. 

    O escritor sagrado acrescenta: " Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados. " Hebreus 2:17,18 (NVI). Por isso, apresente a Deus tudo o que você está passando e sentindo neste momento. Ele vai compreender você perfeitamente, porque já passou por isso:

¹⁵ pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

¹⁶ Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. 

Hebreus 4:15,16

3º Para nos dar o exemplo

    Onde o Mestre pisou, pisemos nós também. Seguir a Jesus é imitá-lo em toda a nossa forma de viver. Ele não se limitou a teorias e palavras. Ele viveu a mensagem e pregou com a própria vida todos os seus ensinamentos até na hora da morte. De fato, Jesus é o Mestre mais espetacular que já viveu neste mundo. Só Ele podia dizer aos cansados de carregar o peso dos próprios pecados e oprimidos pela religiosidade imposta pelos fariseus: 

²⁸ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

²⁹ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 

Mateus 11:28,29

    Muitos caem e se distanciam do Evangelho porque olham para os líderes, homens ou mulheres que estão nas Igrejas. A verdade é que não devemos seguir a homens, mas somente a Cristo. Ele é o nosso maior exemplo de vida. O sistema religioso é falível, por vezes opressor e até mesmo repreensível. Mas, nós seguimos os passos do verdadeiro Mestre. Ser cristão é perguntar a si mesmo antes de tudo: "Em seus passos, que faria Jesus?"

4º Para destruir as obras do Diabo

    "⁸ Para isto o Filho de Deus se manifestou: Para desfazer as obras do diabo. "

1 João 3:8

    O Diabo introduziu o pecado no mundo. Ele foi o responsável pela expulsão do homem do Paraíso. A natureza e a terra gemem pela presença do pecado e aguardam a sua libertação (Rm 8.22). A imagem divina no homem foi manchada pelo pecado, e a natureza humana criada pura e santa foi corrompida. O sangue dos animais não foi suficiente para aniquilar o pecado. Mas, o Verbo se fez carne, Jesus veio ao mundo para desfazer as obras do Diabo: As doenças, o pecado, a maldade, a corrupção do gênero humano, a própria escravidão provocada pelo pecado foram destruídas por Ele na cruz do Calvário. Em breve a nossa salvação estará completa. O Paraíso será devolvido, o acesso à árvore da vida, e à presença de Deus, aquilo que o Diabo fez será totalmente aniquilado na Vinda do Senhor.

    O Diabo é um inimigo vencido. Já foi derrotado na Cruz. "Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo." Apocalipse 12:12 E em breve Jesus Cristo, o sumo pastor da Igreja irá esmagar a cabeça da serpente enganadora debaixo de nossos pés: "E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés."  Romanos 16:20 a. O mal será retirado da Criação, e a Obra da Salvação estará completa. Assim cremos, e assim será! Amém! 

Pr. Flávio Alves