domingo, 23 de março de 2025

Onde estavas tu, quando eu fundava a terra?

ONDE ESTAVAS TU, QUANDO EU FUNDAVA A TERRA?

Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Jó 38.4

    Este versículo retrata um dos momentos mais facinantes do livro de Jó, o livro mais antigo da Bíblia. Neste capítulo Deus decide aparecer a Jó num redemoinho e lhe fazer uma série de perguntas intrigantes e tão profundas que até hoje muitas delas permanecem sem respostas. Você já imaginou ser questionado pelo próprio Criador do Universo sobre os segredos da sua criação? Foi no auge da dor e do sofrimento que Jó teve este encontro poderoso com Deus.

O sofrimento de Jó

    Jó era um homem justo que viveu numa época onde as pessoas adoravam a vários deuses. Não existia uma Bíblia ou ensinamentos sobre quem era Deus ou o que Ele queria das pessoas. Mas, mesmo assim Jó se destacou na terra como um homem íntegro, reto e temente a Deus (Jó 1.1). Isto acontece porque dentro de cada ser humano existe uma lei divina escrita dentro de cada coração agindo através da consciência mostrando o certo e o errado (Rm 2.14,15).

    Mas, a Bíblia diz que mesmo sendo um exemplo de homem justo Jó sofreu com uma situação que estava além dos seus olhos naturais. Nos bastidores do Universo, travou-se uma batalha em que Satanás obteve autorização divina para tocar na saúde de Jó e em tudo o que possuia. Pois, segundo o inimigo, Jó só era fiel a Deus por que Deus o abençoava.

    Então, de maneira repentina, várias tragédias desabaram sobre a vida de Jó: Sua vida financeira foi roubada e destruída, seus filhos foram mortos em um desastre. Jó se viu destruído, sobre os destroços daquilo que um dia foi uma vida feliz e próspera. E mesmo assim, diante de tantas más notícias, Jó se manteve fiel a Deus: 

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.
Jó 1. 20-22

    Como se tudo isso não bastasse, Jó foi ferido do alto da cabeça até a sola dos pés por feridas malignas. Só lhe restou um caco de telha para raspar as feridas do corpo enquanto sentava no meio das cinzas. Que situação triste a deste homem de Deus. Este é o livro que os adeptos da teologia da prosperidade nunca leem, porque não conseguem entender que um justo também pode sofrer. Só que mesmo no sofrimento o crente permanece fiel, pois sua fidelidade a Deus não está baseada naquilo que Deus pode fazer ou dar, mas sim naquilo que Deus é. A adoração do crente a Deus é incondicional e incircunstancial, não depende das condições ou das circunstâncias ao seu redor.

As notícias más voam rápido

    Napoleão Bonaparte disse que as boas notícias caminham, mas as más notícias voam! É uma triste realidade do ser humano. Nos dias de Jó as notícias da sua desgraça trouxe três amigos de Jó a ele (Jó 2.11) e o que eles presenciaram foi tão impactante que permaneceram sete dias em silêncio, diante de tão grande sofrimento.

    Não sabemos por quanto tempo Jó permaneceu neste estado, se por semanas ou meses, mas sua situação foi tão terrível que Jó chegou a amaldiçoar o dia do seu nascimento (Jó 3.3). E seus amigos tentaram encontrar respostas teológicas sobre o que estava acontecendo com ele. Todos os três estavam errados. Nenhum deles tinha uma resposta da parte de Deus. E mesmo sem compreender os porquês, Jó mantinha viva a sua fé e esperança em seu Deus: 

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,
Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.
Jó 14.7-9

Deus responde a Jó

    Depois de tantas conversas de Jó seus amigos tentando descortinar o insondável propósito de Deus, chegou a hora mais decisiva da história do patriarca, Deus se revela pessoalmente a Jó para responder suas indagações. Enquanto no mundo muitos pensam que Deus não se importa com sua criação, o livro de Jó veio apresentar que Deus se importa com o sofrimento do ser humano. Sim, Deus se importa com o seu sofrimento. 
    O universo é tão grande que a mente humana mais brilhante do mundo não consegue descobrir todos os seus segredos. Nem o cumputador mais potente criado pelo homem alcança as profundezas do espaço e é capaz de explicar metade do acontece dentro dele. O universo é surpreendemente gigante, mas maior do que ele é o Deus que o criou! E mesmo sendo maior que o próprio universo, esse Deus Onipotente se importa com o que acontece no mais profundo recôndito da alma humana, com suas dores e seu sofrimento. Deus se importa com você! Você é importante para Deus.
    

A resposta de Deus a Jó 


    Deus fala para Jó cingir os lombos que agora Ele iria perguntar e Jó usaria toda a sua inteligência humana para responder suas perguntas: "Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás." Jó 38.3. A expressão "cingir os lombos" segundo a versão King James significa enfiar as pontas das vestes longas no cinto para começar uma tarefa difícil, existe uma tarefa mais difícil do que entender as perguntas de Deus e respondê-las?

    A primeira pergunta de Deus para Jó me faz parar no tempo e refletir muitas verdades espirituais:
"Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência." Jó 38.4.

    Esta primeira pergunta é tão profunda que estremece o meu interior. Onde estava eu quando Deus criava a terra? E esta pergunta, por si só traz grandes reflexões:


1º Antes de você existir, Deus já existia.

   Antes de contar o primeiro segundo, o primeiro minuto e existir o primeiro dia, Deus já existia! Antes do mundo ser mundo Deus é! "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" Isaías 43:13. 


2º "Onde estava" fala de lugar. 


    Nós precisamos de um lugar para existir: a terra. Deus não precisa de espaço (lugar) e nem do tempo para existir. Ele é Deus e está acima da terra, do espaço e do tempo! Ele é o Altíssimo! Ele está acima da terra, acima das estrelas, acima dos anjos e quem pode se assentar no seu Alto e sublime trono? "Mas tu, Senhor, és o Altíssimo para sempre." Salmos 92:8. Ele está acima dos homens mais poderosos da terra. Nabucodonosor, rei da Babilônia foi humilhado, andou entre os animais como animal e depois que Deus lhe devolveu o juízo reconheceu: "Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração." Daniel 4.32

3º Se o ser humano é incapaz de responder onde ele estava quando Deus criou a terra, como ele pode entender os planos de Deus?

    Quem é o homem para entender plenamente os planos de Deus? Por mais sábio que seja, por mais inteligência que possua, como Ele pode entender a mente de Deus? 
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55.8-9

4º Pare de procurar entender o que não se pode entender e passe a acreditar no que Ele fala!

    Pare de tentar criar respostas para tudo que acontece na sua vida, quer seja bom ou mal, está tudo na vontade do Senhor. A mente humana é frágil demais, fica ansiosa, preocupada, inquieta, pensando e repensando as coisas procurando respostas. Mas, Deus está falando para você que ninguém consegue compreender tudo, mas precisa apenas confiar na sua Palavra quando Ele diz: "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."  Jeremias 29:11

5º Se o homem não consegue responder uma simples pergunta de Deus, para que então se desesperar?

     Não adianta desespero, se você confia em Deus então descanse. Você não sabe onde estava quando Deus criava a terra, nós não conhecemos nem o nosso passado, imagina o futuro? Então porque a inquietação na alma? Apenas confie, creia, descanse, Deus está cuidando de você. Ele planejou te criar antes mesmo de criar o mundo, agora você está lendo essas palavras porque o plano se tornou realidade. Se Ele já fez o plano de criar você virar  realidade, imagina o que Ele pode fazer com os teus sonhos!

    Esta mensagem me faz perceber que somos pequenos, insignificantes e mesmo assim, o Todo Poderoso se importa conosco. Grande é o seu amor em nossas vidas e por isso lhe devemos ser gratos. Glória a Deus! Deus seja louvado, pois antes de criar a terra já tinha a minha vida e a sua escrita em seus planos.

Em Cristo, pastor Flávio Alves.