LIÇÕES
DA VIDA DO PATRIARCA ISAQUE
“E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher,
te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu
concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele”
(Gn 17.19).
Isaac, Isaque ou Yitzhak (do hebraico יצחק,
literalmente "ele vai rir") por que Sara riu quando o anjo prometeu
que ela iria dar á luz. O primeiro fato que nos chama a atenção para a vida de
Isaque é o seu nascimento miraculoso. Nasceu miraculosamente da união de Abraão
e Sara, quando estes tinham 100 e 90 anos respectivamente. Isso já demonstra o
poder de Deus em cumprir com suas promessas. Além de Isaque, após a morte de
Sara, Abraão ainda gerou mais seis filhos com sua outra esposa Quetura
(25.1,2).
Isaque foi desmamado com cerca de 5 anos e morreu com 180
anos;Isaque passou a maior parte da sua vida nas cercanias de Gerar, Reobote e
Berseba. Era um homem dado à meditação, conciliador, tranquilo e passivo. Ele
cumpriu bem com o propósito de Deus na sua vida.
1. O poder da Oração
2.
O
conflito eterno
Havia um conflito no ventre de Rebeca. E Deus lhe
respondeu. Talvez foi a primeira mulher que soube antes de nascer, que estava
grávida de gêmeos sem ajuda de aparelho de ultra-som.
“E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu
ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte
do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.”
Gênesis 25:23
Tanto as linhagens de Abraão-Ismael-Esaú, como
Abraão-Isaque-Jacó estavam debaixo da benção divina. Entretanto, os
descendentes de Esaú, o filho mais velho (o que contrapõe os costumes da época)
serviria à descendência do mais novo, do qual viria o messias. “Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a
Esaú.” Romanos 9:13 Deus é soberano para escolher a quem Ele quiser.
Esaú era peludo, (hebraico ‘adohmoni, derivada de edom,
que tem o mesmo sentido). Jacó, cujo nome significa “suplantador”, e que também
pode significar, “que ele(Deus) proteja”.
3. O favoritismo dentro do lar
Amar mais a um do que outro filho pode trazer tragédias
ou consequências devastadoras para as descendências. Ser mais ou menos amado do
que outro na família impregna traumas de inferioridade ou superioridade na
mentalidade das crianças. O casamento planejado nos céus não foi um êxito
absoluto na terra por que os esposos falharam.
4. O direito da primogenitura
A) Os
filhos primogênitos do sexo masculino (até dos animais) eram consagrados a
Deus, enfocando privilégio espiritual. (Ex 22.29).
B) O
filho primogênito recebia porção dupla da herança paterna. (Dt 21.17). O que
poderia ser vendido ou transferido.
C) Antes
do sacerdócio ser oficializado, o primogênito era responsável pelo culto
doméstico como sacerdote da família. (Nm 3.12-18;8.18;Gn 27.29)
D) Presumivelmente,
era dotado de superioridade política, moral e social na família, a autoridade
na família após a morte do pai. (Gn
49.3).
E)
O direito de receber a benção superior
impetrada pelo pai. E nesse caso, as bênçãos do pacto abraâmico.
Entretanto, Esaú era um homem profano (Hb 12.16), por que
não dava valor às coisas espirituais, mas somente às materiais. Quanto perde o
homem que troca a sua herança espiritual por um prato de lentilhas! O prazer
momentâneo do sexo ilícito, das drogas e do pecado tem saciado a fome de muitos
Esaús pelo mundo. Mal se lembram que estão negando uma eternidade de prazer e
paz segura nos céus. Este é o proceder do homem natural.
5.
A
benção que desperta inveja
O capítulo 26 registra três tentações que Isaque teve que
enfrentar: Abandonar a terra prometida em um período de fome, simular que
Rebeca não era sua esposa em um momento perigoso, e reagir violentamente à
provocação dos filisteus. Da mesma forma que Deus fez com seu pai, Ele permite
que ocorra com Isaque a fim de dar-lhe uma oportunidade de demonstrar que cria
ele mesmo em Deus. A provação é uma oportunidade para o cristão obter
experiência própria com Deus.
Devido a uma fome, Isaque mudou-se com a família para
Gerar, território filisteu, e não para o Egito, por que Deus apareceu
advertindo para ele não descer para lá. Ele obedeceu, mostrando fé no poder
providencial de Deus para não deixá-lo perder toda a riqueza que seu pai havia
lhe entregue: “Pela fé habitou na terra
da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas” (Hebreus 11:9). Foi
então que Yahweh confirmou seu propósito de cumprir a promessa abraâmica
mediante Isaque, repetindo seus termos: “Vou multiplicar a tua descendência
como as estrelas dos céus e vou dar à tua descendência todas estas terras; e
todas as nações da terra certamente abençoarão a si mesmas por meio de tua
descendência.” — Gên 26:1-6; Sal 105:8, 9. Depois da prova Deus o abençoou
(26.12,13) o enriquecendo com uma colheita extraordinária. A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores. Provérbios
10:22 Isaque ficou rico por que obedeceu a Deus! Ele se tornou grande, e
continuou crescendo e ficou grande e depois excessivamente
grande. Tão rico que não poderia continuar ali.
Os filisteus eram um povo haviam invadido o Egito no Séc.
XII a. C. e que fracassaram com muitas mortes, mas se estabeleceram em
Canaã, região que posteriormente passou a se chamar pelos romanos, Palestina
por causa deles. Neste território filisteu não muito amigável, Isaque, como
Abraão, seu pai, usou de estratégia afirmando que sua esposa era sua irmã. O
que veio a ser revelado depois, quando Abimeleque viu Isaque acariciando sua
esposa. Isaque falhou, e Deus providenciou uma forma de salvar Rebeca. A graça
de Deus se revela nos momentos de nossa fraqueza. Mas, não é motivo para
pecarmos.
Depois de certo tempo, a bênção de Deus sobre
Isaque tornou-se uma fonte de inveja para os filisteus. Invejavam o sucesso de
Isaque, mas não seu trabalho nem sua fé. Horácio dizia: “O invejoso emagrece com a gordura dos outros.” Inveja ou invídia é um sentimento de tristeza perante o
que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de
ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como
qualidades inerentes ao ser).
Foi preciso que ele se mudasse, primeiro para o vale da
torrente de Gerar, e daí para Berseba, à beira da árida região do Neguebe. Isaque demonstrou com sua vida o Sermão da Montanha quase
2.000 anos antes dele ser pronunciado. O crente deve agir com paciência e às
vezes perder momentaneamente a fim obter paz com os inimigos para receber as
recompensas de Deus posteriormente. De forma, que Isaque saiu de um vale
apertado por causa da perseguição para um vale extenso onde poderia crescer
ainda mais. É assim que age a mão de Deus! “porém
o nosso Deus converteu a maldição em bênção. “ Neemias 13:2
Enquanto ali, os filisteus, anteriormente hostis, vieram
tentar obter “um juramento de obrigação”, ou um tratado de paz com Isaque,
pois, como reconheceram: “Tu és agora o abençoado de Deus.” Neste local, os
homens de Isaque acharam água, e Isaque o chamou de Siba. “É por isso que o
nome da cidade é Berseba [que significa “Poço do Juramento; ou: Poço de Sete”],
até o dia de hoje.” — Gên 26:7-33.
A última das lições:
Em Berseba, no meio das perseguições, Deus falou com
Isaque, e três fatos importantes nós poderemos destacar:
1º Eu sou o Deus de Abraão, teu pai (26.24a). Assim como
estive com Abraão, eu estarei contigo!
2º Não temas, porque eu sou contigo(26.24b) Mesmo com
tantas oposições, perseguições e dificuldades, não havia motivos para temer. A
presença de Deus gera segurança!
3º Abençoar-te-ei e multiplicarei (26.24b). Deus conhece
nossas fraquezas e nos lembra de todas as promessas que nos faz, afim de nos
fazer reconhecer que nenhuma delas falhará, se levante o que se levantar!
Pr. Flávio Alves
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